Episódio 77 - O que há de novo na WCAG 2.2


Transcrição deste episódio

VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.

REINALDO FERRAZ: Olá, eu sou o Reinaldo Ferraz, especialista em acessibilidade digital do Ceweb.br e embaixador do Movimento Web Para Todos.

E hoje eu estou aqui na Rádio ONCB para falar um pouco sobre alguns dos novos critérios de acessibilidade que surgiram nas novas diretrizes de acessibilidade, lançadas em outubro de 2023. Como são vários critérios, vou dividir este podcast em duas partes.

Hoje, vou explicar um pouco sobre alguns dos novos critérios presentes na documentação. O primeiro deles fala sobre foco não-obscurecido. Existem dois critérios sobre isso: um critério mínimo e outro aprimorado. O critério mínimo permite que uma parte do elemento selecionado pelo foco do teclado possa ser coberta, mas no aprimorado, o foco não pode ser escondido de modo algum. Isso garante que, ao navegar por teclado, o conteúdo não seja totalmente coberto, facilitando a compreensão e a percepção do usuário.

Outro critério interessante é o que trata da aparência do foco. Ele traz requisitos para que, ao navegar por teclado, o foco seja perceptível para o usuário. Por exemplo, o foco deve ter uma borda de pelo menos dois pixels e uma taxa de contraste adequada para ser facilmente identificado.

O terceiro critério aborda movimentos de arrastar e soltar. Sabe aquela ação de tocar em um elemento na tela e arrastar de um lado para o outro? Este critério estabelece que, se houver uma aplicação com movimento de arrastar e soltar, deve existir uma alternativa para realizar essa ação, como pelo uso do teclado ou por um único toque que defina o ponto inicial e o ponto de destino.

Bom, por hoje é só. No próximo episódio do podcast, falarei sobre os próximos critérios do WCAG 2.2. Até a próxima!

VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.