Episódio 42 - O que é a plataforma TIC Web Acessibilidade


Transcrição deste episódio

VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.

REINALDO FERRAZ: Olá ouvinte da Rádio ONCB! Eu sou o Reinaldo Ferraz, especialista em acessibilidade digital do Ceweb.br. Hoje eu quero explicar de forma bem simples o que é e qual a importância da plataforma TIC Web Acessibilidade, que foi lançada no último dia 3 de dezembro de 2021.

A TIC Web Acessibilidade é a continuação de um projeto que já fazemos há mais de dez anos de coletar e analisar páginas web de sites governamentais. Essa análise inclui uma série de indicadores, mas o mais procurado sempre foi o de acessibilidade. Essa conformidade é feita com base no eMag, modelo de acessibilidade digital do governo brasileiro, que foi desenvolvido com base nas diretrizes internacionais de acessibilidade na Web.

A plataforma que lançamos esse ano tem uma enorme evolução em comparação com a pesquisa anterior. No passado só conseguimos verificar se as páginas estavam em conformidade com o padrão. Hoje podemos saber o quanto essa página está em conformidade, quais os erros e avisos encontrados e até orientações para a solução dos erros.

Então, como funciona essa plataforma? Nós fazemos a coleta das páginas Web de sites governamentais com base no que chamamos de semente de domínios. A partir dessa semente, que nada mais é do que uma lista de sites, usamos um “robozinho” que acessa os sites e faz o download das páginas públicas. Não coletamos páginas fechadas ou protegidas com senha. Depois de coletadas, essas páginas passam pela verificação do AsesWeb, software desenvolvido pelo governo federal para avaliar a conformidade com os padrões do eMag. A partir daí, pegamos todas as páginas avaliadas e apresentamos os resultados consolidados. Só para vocês terem uma ideia, Na primeira verificação temos mais de 400 sites de governo e quase 270.000 páginas na plataforma.

O AsesWeb trata o nível de conformidade por notas, que vão de zero a 100, sendo a faixa de 95 a 100 a maior. Isso significa que a página tem poucos erros e conforme a quantidade de erros aumenta a nota vai diminuindo. Com isso temos um panorama dessa conformidade. Nessa primeira coleta, por exemplo, de todas as 267.000 páginas avaliadas, somente 2407 estão na primeira faixa de conformidade. Isso mostra que são poucas as páginas com poucos erros de conformidade, menos de 1%.

Além de listar as páginas com erros é possível saber quais são os erros das páginas e até os erros mais comuns encontrados nos sites avaliados. Você sabia que entre os erros mais comuns dos sites na plataforma estão a não conformidade com padrões de desenvolvimento, barreiras de navegação por teclado e descrição de imagens?

Esse tipo de serviço é muito importante para a acessibilidade. Permite que o cidadão possa acompanhar o nível de acessibilidade dos serviços públicos de forma mais transparente e também oferece para os gestores dos sites uma ferramenta que pode ser uma aliada para o desenvolvimento e manutenção de sites acessíveis.

Claro, nós sabemos que apenas uma verificação automática não é o suficiente para garantir a acessibilidade de um site, mas a TIC Web Acessibilidade é uma ferramenta que ajuda muito no trabalho de acompanhamento e verificação de barreiras de acesso.

Sobre o futuro dessa plataforma, não vamos parar nessa primeira coleta. Nosso objetivo é coletar novas páginas, adicionando mais sites à semente e fazer uma coleta dinâmica das páginas que já estão lá, verificando se foram atualizadas para refazer o processo de verificação. Assim teremos um panorama mais atualizado da acessibilidade dos sites governamentais.

A plataforma está disponível online no endereço ticwebacessibilidade.ceweb.br . A navegação e as informações contidas nela são bem simples e não demandam conhecimento técnico. É uma forma bem bacana para todo mundo acompanhar o nível de acessibilidade dos sites do governo brasileiro.

Por hoje é só pessoal, espero que tenham gostado deste conteúdo. Acompanhe a programação da Rádio ONCB e não perca as nossas próximas dicas e novidades. Até a próxima!

VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.