Transcrição deste episódio
VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.
CRIS MARQUES: Olá para você que me acompanha aqui na Rádio ONCB. Meu nome é Cris Marques, sou coordenadora de comunicação acessível da Espiral Interativa, agência idealizadora do Movimento Web Para Todos. O tema de hoje é super interessante, mas também um pouco polêmico.
Validadores automáticos são suficientes para testar a acessibilidade de um site? A resposta é não. Quer entender mais? Eu te explico. Como o próprio nome já diz, os validadores são ferramentas que permitem verificar se um site, aplicativo ou sistema de informação está acessível.
Eles são muito usados por quem trabalha com desenvolvimento e também muito úteis para quem contrata um serviço de acessibilidade e quer garantir que tudo foi feito da forma correta. Porém, só o seu uso não é suficiente. Afinal, a acessibilidade vai muito além de ter todos os comandos funcionando corretamente, incluindo atividades que a inteligência artificial não consegue executar, como experiência de quem navega, técnicas de design e descrição de imagens.
Assim como também não é possível acessibilizar um site, uma peça visual ou a sua comunicação digital de forma automatizada e com ferramentas ditas como milagrosas. Além disso, é mais do que recomendado ter pessoas com deficiência na equipe que vai realizar os testes, para que possam compartilhar a sua experiência e as barreiras de acesso que encontraram naquele produto digital. Curtiu? Fique ligado na programação da Rádio ONCB para ficar por dentro de mais conteúdo sobre acessibilidade e inclusão.
Até a próxima!
VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.