Transcrição deste episódio
VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.
NATÁLIA ALCANTARA: Você já se perguntou como a falta de acessibilidade na web afeta pessoas com deficiência motora ou auditiva?
Olá! Eu sou Natália Alcantara, analista de comunicação acessível da Espiral Interativa, agência idealizadora do Movimento Web Para Todos, e estou aqui para dar exemplos dessas barreiras e mostrar o quanto é importante a perspectiva da diversidade na hora de planejar projetos digitais.
Mas, por que eu escolhi falar sobre essas deficiências em específico? Justamente para sairmos da deficiência visual, que é uma das mais comentadas quando se fala em barreiras de acessibilidade.
A partir de experiências compartilhadas por pessoas embaixadoras do Movimento Web Para Todos, trouxe aqui alguns pontos para prestarmos atenção. Vamos lá!
Na experiência da pessoa com deficiência motora e que navega apenas com uma das mãos, o comando de voz é um grande aliado. Digitar é uma tarefa cansativa, sem contar no tempão que ela leva para isso e que poderia ser economizado se os sites e aplicativos seguissem as diretrizes da WCAG.
Acionar dois botões de uma vez também é um super desafio. Neste caso, a barreira está além da web, o que indica mais uma vez que há necessidade de uma perspectiva ampliada a respeito da acessibilidade.
Já para as pessoas surdas é importante que se tenha janela de Libras e legenda em conteúdos falados. O ideal é que haja a opção de ativar e desativar esses campos manualmente, como já acontece com as legendas no YouTube.
Uma coisa importante é que a fala não seja rápida ou devagar demais, porque isso compromete a sincronia com as legendas e com a tradução em Libras, prejudicando bastante a compreensão do conteúdo. Os avatares que traduzem automaticamente conteúdo textual para Libras são recursos maravilhosos, mas não são 100% eficazes. Eles ainda não traduzem tudo com qualidade. E o problema fica ainda maior quando há muitas metáforas, contexto figurado e jargões. Acabam sendo mais adequados para conteúdos textuais e nunca para vídeos.
Interessante, né? E se você gostou do conteúdo, acompanhe o Movimento Web Para Todos nas redes sociais para mais curiosidades e informações relacionadas à acessibilidade digital. O WPT está presente no Facebook, Instagram e no LinkedIn.
Eu fico por aqui! Continue acompanhando a programação da Rádio ONCB e até a próxima.
VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.