Episódio 72 - Instagram, SEO nas redes sociais e acessibilidade digital


Transcrição deste episódio

VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.

CRIS MARQUES: Olá! Eu sou a Cris Marques, jornalista especialista em acessibilidade digital e voluntária do Movimento Web Para Todos. Tudo bem?

Você sabia que, segundo dados de uma pesquisa da RD Station, as redes sociais já aparecem em 2º lugar para 43,6% das pessoas que usam a web quando o assunto é pesquisa online?

Com tanta relevância assim e ficando atrás apenas das ferramentas próprias para busca, elas se tornaram indispensáveis em uma estratégia de marketing.

Por isso, é importante entender seu funcionamento, como ter bons resultados e, claro, como torná-las acessíveis para todas as pessoas.

Hoje, nós vamos falar sobre o Instagram e uma polêmica recente: o uso do campo de descrição de imagem como forma de aumentar alcance e engajamento.

Assim como em outras redes, site ou até arquivos, esse espaço permite a inserção de um breve texto que conte o que está sendo exibido em uma imagem ou vídeo.

Na prática, usar essa funcionalidade permite ampliar o seu público para cerca de sete milhões de brasileiras e brasileiros com cegueira ou baixa visão que usam o leitor de telas.

Além disso, esse recurso também funciona para as buscas, o que, pela lógica, aumenta as chances dele ser indicado nos resultados.

Então, mesmo que você já tenha acompanhado por aí algum conteúdo que recomende o uso equivocado do texto alternativo com a inserção de palavras-chave e hashtags, que podem até ser relacionadas ao conteúdo, mas não descrevem o que está na imagem, para aumentar alcance e engajamento, saiba que além de não ser a forma recomendada para a acessibilidade digital, essa prática atrapalha e exclui pessoas com deficiência visual.

Curtiu esse conteúdo? Acompanhe mais no site do Web para Todos: mwpt.com.br. Até a próxima!

VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.