Episódio 11 - Inicie um projeto digital com acessibilidade


Transcrição do episódio

VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.

ODILON GONÇALVES: Fala, galera! Aqui é o Odilon Gonçalves, gestor geral da Espiral Interativa e líder de UX e UI do Movimento Web Para Todos. A pergunta é: o que todas as pessoas que desenvolvem sites e apps precisam saber antes de iniciar um novo projeto? Para responder essa pergunta, eu trouxe duas dicas que vão te ajudar.

A primeira é que você precisa pensar na consistência da navegação. O pensamento base é de que, por meio de padrões, a experiência de navegação precisa ser intuitiva e facilitada, sempre. Ou seja, é fundamental investir um tempo importante na etapa de arquitetura e no wireframe para que possam ser testadas as jornadas de navegação.

Por exemplo, vamos imaginar que a sua equipe está desenvolvendo um site ou sistema para um banco, um sistema de internet banking. Qual seria a experiência de um usuário cego ao sair da home, passar por todas as áreas interativas e clicáveis, até chegar no extrato da conta?

Não adianta pensarmos em acessibilidade isolada apenas em uma parte do site, como no extrato da conta. Não adianta aplicar premissas de acessibilidade, como contraste e tamanho de fonte, só nesse pedaço. É necessário pensar na jornada completa e tratar a acessibilidade em todo esse caminho.

Um site possui muitas jornadas possíveis. Então, minha dica é que, na etapa de arquitetura e wireframe, você dedique um tempo importante para destacar os diversos tipos de jornadas que o seu site pode ter.

A dica final de hoje é sobre o controle nas mãos do usuário. O usuário precisa ter o poder de escolha sobre todas as ações do site. Ou seja, as ações não podem acontecer espontaneamente sem que o usuário tenha interagido ou esteja ciente do que está acontecendo.

Vou dar alguns exemplos. Um vídeo não pode começar a tocar sozinho sem que o usuário tenha clicado no botão de play. Nunca uma página pode carregar sozinha; o usuário precisa apertar a tecla de atalho ou dar o comando para que haja essa atualização.

Um carrossel, aquela área que fica rodando no topo dos sites com vários destaques, não deve ter uma temporização. O tempo de leitura de cada destaque não pode ser limitado por uma contagem regressiva de alguns poucos segundos. O usuário deve ler pelo tempo que desejar e, quando quiser ir para o próximo destaque, ele interage para isso. Infelizmente, isso não é o que vemos na maioria dos sites.

Eu fico por aqui e aproveito para te convidar a acessar o site do Movimento Web Para Todos. Anota aí: www.mwpt.com.br. Lá, você vai encontrar um monte de conteúdo super rico e bacana que vai te ajudar a desenvolver sites e aplicativos acessíveis. Um grande abraço e até a próxima!

VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.