Episódio 79 - Erros propositais no desenvolvimento web - PARTE 2


Transcrição deste episódio

VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.

ELZA MARIA ALBUQUERQUE: Olá! Eu sou Elza Maria Albuquerque, fundadora da Maria Inclusiva e voluntária do Movimento Web Para Todos.

No último programa, falamos sobre os erros mais comuns em desenvolvimento web, lembra? E tô aqui hoje para falar um pouco mais sobre os erros propositais em desenvolvimento web, segundo Reinaldo Ferraz. Ele é especialista em Desenvolvimento Web e um dos embaixadores do Movimento Web Para Todos.

Vamos relembrar o que são esses erros propositais? Eles aparecem quando fazemos qualquer ação em uma página web sem considerar a acessibilidade.

Segundo Reinaldo, os erros propositais acontecem por causa da pressa para a entrega e, por isso, não passam por testes. Ele destaca que a responsabilidade de fazer algo com ou sem acessibilidade é da pessoa que está desenvolvendo a aplicação digital.

Os erros comuns e os erros propositais podem acontecer muitas vezes por desconhecimento de quem desenvolve os sites. Essa pessoa não conhece, por exemplo, como pessoas com diferentes tipos de deficiência navegam e consomem conteúdo em sites, aplicativos, redes sociais, entre vários outros canais digitais.

Mas é por isso que estamos aqui, gente! Para compartilhar conhecimento de qualidade para você colaborar para espalhar essa informação com pessoas que você conhece.

Estamos aqui também para evitar que esses erros continuem acontecendo por aí e atrapalhando a vida de milhares de pessoas, não é?

Bora então conhecer 7 erros propositais na hora de desenvolver algo na web?

O primeiro erro é travar a navegação pelo teclado em formulários. Isso impede a pessoa usuária de realizar o preenchimento.

O segundo erro proposital é inserir links sem nomes ou descrições acessíveis que não vão ser reproduzidos de forma adequada pelo leitor de tela.

O terceiro erro é inserir campos que dependem apenas do uso do mouse para serem acessados ou acionados. Exemplo: data de nascimento com seletores sem alternativa para digitar.

O quarto erro proposital que Reinaldo destaca é não realizar testes para verificar o preenchimento dos campos sem o uso do mouse.

O quinto erro proposital é incluir documentos externos (que são de outras organizações ou fora do seu site) que não estejam acessíveis. Exemplos: vídeos sem legenda, audiodescrição, PDFs que são imagens).

O sexto erro proposital é usar um template que pode gerar uma barreira de acesso para pessoas com deficiência.

E o sétimo erro proposital é a ausência de texto alternativo feito de forma correta. A descrição no texto alternativo depende do contexto, do que se quer transmitir e para quem transmitir.

E aí? Gostou desse tema? Você encontra muito mais informações sobre acessibilidade digital no site do Movimento Web Para Todos, que é: www.mwpt.com.br.

É isso, gente! Muito obrigada pela atenção e até a próxima!

VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.