Transcrição deste episódio
VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.
ELZA MARIA ALBUQUERQUE: Olá! Eu sou Elza Maria Albuquerque, fundadora da Maria Inclusiva e voluntária do Movimento Web Para Todos.
Eu to aqui hoje para falar um pouco sobre os tipos de erros de acessibilidade que existem quando criamos um site, um aplicativo ou outro produto na web.
Gente, esses erros acontecem por muitos motivos, como a falta de conhecimento das diretrizes de acessibilidade digital e a pressa na hora de entregar um projeto.
Hoje você vai saber o que são os erros mais comuns e os propositais, tá? E pra não deixar esse podcast gigante, hoje vamos trazer uma lista de 6 erros comuns e, no próximo podcast, vamos falar sobre 7 erros propositais, tá bom?
A nossa fonte sobre esse assunto é o Reinaldo Ferraz, especialista em Desenvolvimento Web e um dos embaixadores do Movimento Web Para Todos. E, gente, os erros mais comuns acontecem no processo de desenvolvimento de produtos digitais. Eles são difíceis de medir e não são monitorados.
Já os erros propositais aparecem quando fazemos alguma ação em uma página sem considerar a acessibilidade. Eles não aconteceriam se seguissem o padrão.
Agora vamos contar um pouco mais quais são os 6 erros mais comuns.
O primeiro erro é não seguir padrões web.
O segundo tipo de erro mais comum são os erros de marcação. É preciso marcar um botão como botão, link como link, e por aí vai. Quando marcamos certinho isso facilita, por exemplo, a compreensão de tecnologias assistivas e sistemas de busca.
E qual é o terceiro tipo de erro mais comum? É a falta de estrutura de cabeçalhos.
O quarto tipo de erro mais comum é o baixo contraste entre texto e fundo ou entre objeto e fundo. Quando algo tem baixo contraste, é difícil perceber botões, clicar em links, entre outros desafios.
O quinto erro mais comum é o tamanho pequeno de letras. As letras pequenas dificultam a localização do conteúdo nas telas. É horrível.
E o sexto erro mais comum são os vídeos sem legendas. Elas colaboram e muito para o conteúdo alcançar mais pessoas.
Encontrou algum desses erros no seu projeto? Se a sua resposta for “sim”, é só partir para fazer os ajustes para criar um produto digital mais acessível e inclusivo a todas as pessoas.
Se você não encontrou esses erros, então que tal ler esse e outros outros conteúdos no nosso site para aprender mais? Anote aí: www.mwpt.com.br.
É isso, gente! Muito obrigada pela atenção e até a próxima!
VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.