Transcrição deste episódio
VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.
NATÁLIA ALCANTARA: Olá! Aqui é Natália Alcantara, analista de comunicação acessível da Espiral Interativa, agência idealizadora do Movimento Web para Todos.
As pessoas com deficiência estão bastante ativas nas redes sociais e querem mais conteúdo cultural digital com acessibilidade. Com a pandemia do coronavírus, ficamos mais dependentes da internet, as barreiras de acessibilidade ficaram ainda mais evidentes para esse público.
É o que mostra a pesquisa feita durante os Encontros CCBB Sobre Acessibilidade, realizados entre maio e junho deste ano, com o apoio do Movimento Web para Todos. Separei aqui alguns dados para compartilhar com você que nos ouve na Rádio ONCB.
A maior parcela do público entrevistado considera os sites de notícias os mais acessíveis e fáceis de navegar, seguidos com larga margem pelos sites de educação e as lojas virtuais.
Na hora de assistir lives, shows, exposições e palestras online, 67,6% preferem o YouTube, 13,3% o Google Meet e 8,6% o Zoom. Foram citados, ainda, o Facebook, Microsoft Teams e outras plataformas como Instagram e Skype.
Somente no último ano, as pessoas entrevistadas afirmaram que assistiram mais espetáculos teatrais e filmes transmitidos pela internet com recursos de acessibilidade, e gostariam de ter mais experiências semelhantes de acesso.
Mas o que fazer para tornar os conteúdos culturais digitais acessíveis? Incluir legenda, audiodescrição e Libras são apenas algumas das formas.
Quer se aprofundar no tema? Confira as oficinas dos Encontros CCBB que estão disponíveis no canal do YouTube do Banco do Brasil e no site do Movimento Web Para Todos.
Hoje eu fico por aqui! Continue acompanhando a programação da Rádio ONCB para ficar por dentro de mais notícias e dicas relacionadas à acessibilidade e inclusão. Até a próxima.
VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.