Episódio 26 - É possível tornar um site acessível de forma automatizada?


Transcrição do episódio

VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.

ODILON GONÇALVES: Oi, eu sou o Odilon e estou passando por aqui de novo pra trazer mais uma dica de acessibilidade digital. Pra quem ainda não me conhece, eu sou o líder de UX e UI do Movimento Web Para Todos e gestor geral da Espiral Interativa, que é a agência que idealizou o Movimento.

É possível tornar um site acessível de forma totalmente automatizada, por meio de plugin, APIs ou algum passe de mágica? Gente, a resposta é não.
Pra começar, é um erro dizer que existe um site 100% acessível na Web mundial. Se pensarmos em pessoas que têm múltiplas deficiências, entramos num contexto de navegação mais complexo de ser trabalhado, ainda que seja possível.

O principal pensamento que eu quero passar pra vocês é: um plugin não faz milagre com a acessibilidade de um site. E olha que temos algumas opções no mercado que fazem promessas ambiciosas. Porém, na prática, quando as pessoas estão usando, ainda surgem muitas barreiras.

O que eu recomendo é que vocês usem alguns desses plugins, como o Avatar de Libras e os players que transformam textos em áudio, como um complemento à experiência de acessibilidade num todo.

No mais, seja para zoom de tela, controlar tamanho de fonte, contraste de cor e outras tantas possibilidades, trate direto no seu site, programando você mesmo esses recursos e mantendo o padrão mundial de Web Semântica. Não é tão trabalhoso assim.

Por hoje é só tudo isso. Um abração e até a próxima dica!

VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.