Transcrição do episódio
VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.
ODILON GONÇALVES: Oi, eu sou o Odilon, especialista em UX e UI e gestor geral da Espiral Interativa, que é a agência idealizadora do Movimento Web Para Todos.
Hoje estou aqui para esclarecer uma grande confusão que existe no Brasil: o que é legenda e o que é closed caption. Mencionei "Brasil" porque, no nosso país, generalizamos e unificamos, em uma palavra só, duas coisas diferentes. Então, legendas e closed caption são, na verdade, coisas distintas.
Se pensarmos em inglês, existem duas expressões para esse recurso: "closed caption" e "subtitle," mas aqui acabamos unindo tudo em um único termo. De forma bem resumida, meu entendimento é o seguinte: a legenda é voltada para um público que pode ouvir. Em um filme, por exemplo, há a reprodução dos diálogos, mas sem a sinalização de quem está falando, dos efeitos sonoros, da música, do toque de telefone, do som da natureza e outras coisas. Ou seja, é um recurso limitado.
Além disso, também chamamos de legenda aquilo que complementa uma foto, tabela ou gráfico. Lembrando que legenda não é a descrição de imagem!
Já o closed caption é um recurso muito mais completo, feito para um público que não consegue ouvir, seja por uma deficiência auditiva ou por conta de barulho no ambiente. Nesse caso, há muito mais elementos descritivos que completam o contexto do que está sendo mostrado. O closed caption, que numa tradução literal seria "legenda oculta," mostra quem está falando, sinaliza efeitos sonoros, músicas, sons do ambiente e indica o idioma.
Ou seja: legenda é para quem pode ouvir; closed caption, que tem muito mais acessibilidade, é para quem não ouve.
Eu tô indo nessa. Espero que tenham curtido a dica de hoje. Um abração e até a próxima!
VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.