Transcrição deste episódio
VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.
CRIS MARQUES: Olá! Eu sou a Cris Marques e sou jornalista especialista em acessibilidade digital e voluntária do Movimento Web Para Todos. Tudo bem?
Há vários perfis de pessoas com deficiência auditiva e diferentes recursos que podem ser aplicados nos canais digitais para que elas compreendam melhor um conteúdo.
No áudio de hoje, vou focar nas tecnologias para pessoas surdas sinalizantes: aquelas que têm como idioma principal a língua de sinais.
Esses recursos citados fazem a tradução da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais, a Libras. Aqui, vou listar apenas alguns deles:
A Hand Talk é a maior plataforma de tradução para língua de sinais do mundo e foi criada por brasileiros. Ela traduz automaticamente textos em Português para Libras, por meio de seus avatares Hugo ou Maya, e é paga.
O VLibras é um tradutor virtual que traduz conteúdos digitais, como texto, áudio e vídeo e também conta com duas opções de avatares. Ele é gratuito, de código aberto e pode ser instalado em plataformas web, computadores e celulares.
A solução Rybená começou com tradução do português para Libras por meio de avatar e evoluiu para a transformação de conteúdos online em texto também para versão em áudio, isso ajuda, por exemplo, pessoas com algum tipo de dificuldade de leitura, como idosas ou disléxicas.
O Icom é uma plataforma digital de tradução simultânea do português para Libras feita exclusivamente por intérpretes humanos, que se conectam remotamente para fazer esse atendimento.
Para finalizar, temos a Wise Hands que oferece tradução em tempo real para língua de sinais por meio de intérpretes humanos, tanto presencial quanto online, e tradução de conteúdos digitais também feita por pessoas.
Gostou desse conteúdo? Acompanhe mais no site do Web para Todos: mwpt.com.br.
Até a próxima!
VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.