Transcrição do episódio
VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.
ELI MACIEL: Olá! Para você que não me conhece, sou a Eli Maciel e sou Gerente de Pessoas e de Projetos de Comunicação na Espiral Interativa, agência de comunicação digital idealizadora do Movimento Web Para Todos. Tudo bem?
Você sabia que existe um aplicativo que ajuda pessoas com dislexia a navegarem de forma mais confortável na internet?
Pois é. Quase todas as pessoas, hoje em dia, usam o universo virtual para ler notícias, revistas, acompanhar portais de notícia, namorar, assistir a filmes e séries, fazer amigos, postar nas redes sociais, pesquisar informações para a escola ou o trabalho, certo?
Mas para as pessoas com dislexia a navegação na internet, assim como a leitura de um livro, pode não ser tão simples. São muitas informações, letras de tamanhos e cores diferentes que atrapalham o entendimento para quem tem esse transtorno de aprendizagem. Por isso, o Departamento de Ciências da Computação da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, desenvolveu um aplicativo para auxiliar pessoas disléxicas na leitura e na navegação pela web.
Para quem não sabe, a dislexia é um transtorno de aprendizagem caracterizado por um tipo de desempenho diferente nas habilidades de ler e escrever, e que afeta de 10% a 15% da população mundial. Segundo o Censo de 2010, são 7,8 milhões de pessoas.
O aplicativo WebHelpDyslexia, que pode ser baixado gratuitamente pelo celular ou desktop, permite que disléxicos e disléxicas possam fazer as alterações necessárias - de cor, espaçamento entre linhas, tamanho de fonte - para visualizar e entender melhor o conteúdo que estiver lendo.
Além de personalizar a página digital, por exemplo, a pessoa pode realçar fragmentos de texto por meio da régua de leitura para evitar distrações, e usar o marcador de texto e um dicionário de sinônimos para decifrar palavras mais difíceis. Esse tipo de tecnologia permite, inclusive, uma maior integração com softwares ludopedagógicos para crianças, disponíveis na rede mundial, para ser usado em momentos em que a internet é usada como ferramenta didática.
A especialista em neuropsicologia, Valéria Borges Ribeiro, afirmou em entrevista ao telejornal EPTV, que a iniciativa do aplicativo favorece o incentivo à leitura e à escrita. É comum acontecer o desinteresse. Se a criança, se o jovem ou a pessoa adulta percebem que diante de um mecanismo elas podem ter mais autonomia e facilidade, o interesse pela leitura e pela capacidade de aprender será maior e melhor aproveitado.
O aplicativo venceu o terceiro prêmio nacional de acessibilidade na web, na categoria tecnologias assistivas e aplicativos e demorou um ano e meio para ficar pronto.
Quer mais novidades sobre acessibilidade e inclusão? Acompanhe a gente nas redes sociais e na rádio. Até mais!
VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.