Transcrição deste episódio
VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.
MARÍLIA SUZART: Olá, tudo bem? Meu nome é Marília Suzart, eu faço parte da Liga Voluntária do Movimento Web Para Todos e hoje eu vou te dar algumas dicas para tornar o seu site acessível.
A acessibilidade não é uma funcionalidade ou botão que conseguimos colocar da noite para o dia, ela é um processo contínuo que deve ser levado em consideração em todas as fases do ciclo de vida do sistema, como o planejamento, escrita do conteúdo, prototipação do design, desenvolvimento e testes.
Comece pesquisando sobre o tema, aprenda quais são as principais deficiências, tecnologias assistivas e as barreiras que essas pessoas enfrentam.
Aqui vai algumas dicas para tornar o seu site mais acessível para pessoas com deficiência visual, auditiva, cognitiva e motora, como também pessoas idosas ou que têm baixo grau de escolaridade.
Estude as Diretrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web criada pela W3C.
Escreva os textos usando uma linguagem simples, acessível e inclusiva.
Crie designs que sejam facilmente adaptados para fontes maiores.
Pense na experiência para pessoas que usam leitores de tela.
Faça combinações de cores que proporcionem o contraste mínimo entre a cor do texto e a cor do fundo.
Estude mais sobre semântica e siga as boas práticas de desenvolvimento.
Garanta que é possível navegar usando apenas o teclado.
Você também pode procurar especialistas para ajudar na capacitação do seu time e sempre lembre de envolver as pessoas com deficiência em todos os processos.
Se você usa plataformas automatizadas para a criação de sites como Wix ou Workpress, procure e utilize os recursos de acessibilidade. Se não houver, entre em contato com o suporte da plataforma e cobre que esses recursos sejam implementados.
Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente. Um abraço e até a próxima!
VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.