Transcrição deste episódio
VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.
CRIS MARQUES: Olá! Eu sou a Cris Marques, jornalista especialista em acessibilidade digital e voluntária do Movimento Web Para Todos. Tudo bem?
Para uma web mais inclusiva, todos os conteúdos disponíveis na internet precisam estar acessíveis e isso inclui também as redes sociais. Esse é o nosso tema de hoje!
Em geral, as próprias plataformas já oferecem ambientes acessíveis e recursos de acessibilidade. Mas é importante ter em mente que, assim como boa parte da web, elas também têm limitações.
No quinto fascículo da Cartilha Acessibilidade na Web da W3C Brasil, há um trecho sobre o assunto que lista boas práticas, como evitar usar as figurinhas disponíveis nessas plataformas, pois elas não são descritas.
Além disso, uma das orientações mais importantes é adotar nas redes sociais as mesmas recomendações e boas práticas de acessibilidade já usadas em páginas web e outros produtos digitais.
São elas: usar sempre uma linguagem inclusiva, neutra e acessível, evitar o uso de memes e optar por expressões neutras do idioma ao invés de substituir o final das palavras por “e”, "x" ou "@", por exemplo.
Faça a descrição das imagens. Redes sociais como Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter possuem um campo específico para isso: o “texto alternativo”. Seja breve e concentre-se na informação mais importante da imagem, já que a função possui limite de caracteres.
Inclua legendas em seus vídeos e siga as mesmas recomendações de descrição de imagens para descrevê-lo, caso ele não tenha audiodescrição e, sempre que possível, inclua janela de Libras.
Vai criar uma arte para o seu post? Garanta o contraste entre a cor do texto e as cores de fundo. Use também fontes em tamanho grande, simples e conhecidas, para facilitar a compreensão.
Curtiu as dicas? Acompanhe mais nas redes sociais e no site do Web Para Todos: mwpt.com.br. Até a próxima!
VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.