Episódio 63 - Como tornar legendas mais acessíveis


Transcrição deste episódio

VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.

NATÁLIA ALCANTARA: Muita gente acha que basta colocar uma legenda num vídeo para torná-lo acessível a pessoas com deficiência. Mas será que tem um jeito certo de fazer isso?

Olá! Eu sou Natália Alcantara, analista de comunicação acessível da Espiral Interativa, agência idealizadora do Movimento Web Para Todos, e estou aqui para explicar para você que, sim, há uma série de recomendações para que as legendas dos vídeos sejam, de fato, acessíveis.

Afinal, existe uma cor de fundo mais apropriada? Que tipo e tamanho de fonte devem ser utilizados? É possível destacar algumas palavras em cores diferentes?

É muito comum o WPT receber essas e muitas outras dúvidas relacionadas às melhores práticas de acessibilidade para a exibição de legendas.

Vou passar agora algumas dicas rápidas, mas, se você quiser aprofundar seu conhecimento a respeito, sugiro acessar www.mwpt.com.br e procurar pela matéria com o título “Legendas: o que você precisa saber para torná-las acessíveis”.

Vamos lá! As legendas devem ficar na tela entre 1 a 6 segundos. Ter o sincronismo exato entre as falas do filme e as legendas, também é fundamental.

Até duas linhas por legenda é o recomendável para a compreensão do conteúdo.

Cada linha deve ter, no máximo, 32 caracteres.

Use sempre letras maiúsculas e minúsculas, e respeite as regras gramaticais do nosso idioma.

Prefira caracteres brancos ou amarelos sobre fundo preto.

Posicione a legenda na parte de baixo da tela e a deixe centralizada. Assim ocupará menos espaço e facilitará a quem assiste ao vídeo a movimentação dos olhos da legenda para a imagem.

Alexandre Ohkawa, um de nossos embaixadores, especialista em acessibilidade e presidente da Associação de Surdos do Estado de São Paulo Vem Sonhar, compartilhou com a gente que há pessoas surdas sinalizantes e oralizadas que gostam que os vídeos tenham legendas e janela de Libras, porque assim aumenta a possibilidade de compreensão do conteúdo.

Essas foram são só algumas dicas. Você pode encontrar muito mais no site e nas redes sociais do Movimento Web Para Todos.

Eu fico por aqui, e se você gostou desse conteúdo continue acompanhando a programação da Rádio ONCB.

VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.