Episódio 10 - Como ser acessível na comunicação via WhatsApp


Transcrição do episódio

VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.

CRIS MARQUES: Olá! Aqui é Cris Marques, analista de comunicação acessível da Espiral Interativa, agência idealizadora do Movimento Web Para Todos.

O WhatsApp é o aplicativo mais usado pelos brasileiros, e isso é um fato. Todo mundo conhece alguém que fica no WhatsApp o dia inteiro, né? Afinal, ele serve para conversar com amigos e familiares e até como ferramenta de trabalho. Em alguns casos, chega até a substituir o e-mail!

Uma das funções mais legais do aplicativo é poder compartilhar fotos, enviar GIFs e, agora, figurinhas. Mas como podemos tornar tudo isso acessível para pessoas com deficiência visual? Basta fazer uma descrição curta do conteúdo. Uma maneira simples de fazer isso é começar indicando se é uma foto, GIF ou figurinha. Em seguida, descreva o quê ou quem aparece, qual é o contexto e a ação.

E se você precisa se comunicar pelo aplicativo com alguém que tem deficiência auditiva? Dê preferência às mensagens de texto e evite gravar áudios, pois, mesmo para quem usa aparelhos auditivos, muitas vezes é difícil entender os áudios. Também é importante tratar um assunto por vez, para que a comunicação não fique confusa.

Para conversar pelo WhatsApp com autistas e pessoas com síndrome de Down, evite mensagens de texto longas. O ideal são frases e parágrafos curtos e diretos.

Essas pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença na comunicação de muitas pessoas!

Quer mais informações sobre acessibilidade e inclusão? Fique ligado na programação da Rádio ONCB e não perca as próximas dicas. Até mais.

VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.