Episódio 70 - Como investir em acessibilidade digital de forma planejada


Transcrição deste episódio

VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.

GIGI VILLARI: Oi, gente! Eu sou a Gigi Villari, gestora de projetos aqui da Espiral Interativa, a agência idealizadora do Movimento Web Para Todos. Tudo bem com vocês?

Hoje, vou falar um pouco sobre uma das dúvidas mais comuns entre quem desenvolve projetos digitais. Quanto é preciso pagar a mais pra ter um site acessível?

Já começo dizendo que é possível construir um site novo e acessível pelo mesmo valor orçado inicialmente. Se tiver que adaptar um que já exista e aplicar as diretrizes, aí, pode ter um custo a mais se comparado ao projeto original.

Pra ficar mais fácil de entender, vou usar uma analogia com o mundo físico. Você projeta uma casa sem acessibilidade e inclui degraus, banheiro apertado, portas estreitas, etc. Se tiver que adaptar tudo depois de construído, vai precisar contratar serviços especializados, quebrar paredes, criar rampas e por aí vai, né?

Por isso, a gente reforça que acessibilidade exige mudança de cultura, justamente pra que seja considerada desde a fase mais inicial de qualquer projeto digital. Isso facilita muito e torna o processo mais tranquilo e barato.

Planejamento é a chave do sucesso. Antes de tudo, é importante entender qual tipo de adaptação deseja fazer. Se você não conseguiu fazer as adaptações logo no começo, não desanima! Entenda primeiro qual é a sua necessidade e faz um plano baseado nisso.

É normal não entendermos muito sobre o tema, ainda mais se não existe alguém com deficiência no nosso círculo familiar e de amizades. A gente costuma tentar fugir das coisas que não conhece, e é por isso que uma dica valiosa nesse processo é a de conversar com especialistas.

Na hora de falar sobre acessibilidade, intenção não é tudo o que importa. Materiais ou projetos de má qualidade, audiodescrição não profissional ou tradução para Libras sem pessoas capacitadas podem mais atrapalhar do que ajudar. O que vale mesmo é o seu comprometimento para fazer a diferença e a qualidade dessa mudança.

Ficou com vontade de aprender um pouco mais sobre o universo da acessibilidade digital? Vai lá no nosso site! A gente tem vários conteúdos educativos incríveis. Confere lá: mwpt.com.br.

Uma ótima semana e até a próxima!

VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.