Episódio 09 - Como incluir acessibilidade em seus posts e vídeos pessoais


Transcrição do episódio

VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.

GIOVANA VILLARI: Oi, gente! Eu sou a Giovana Villari, gerente de projetos aqui da Espiral Interativa, a agência idealizadora do Movimento Web Para Todos. Tudo bem com vocês?

Hoje, vamos conversar um pouco sobre inclusão e acessibilidade nas redes sociais, e eu já começo com um dado muito importante: de acordo com o Censo 2010 do IBGE, existem 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência no Brasil. É um número bastante expressivo!

A questão é: será que você está conseguindo incluir todas as pessoas quando publica nas suas redes sociais? Vou te dar três dicas valiosas que melhoram a experiência de navegação de tanta gente! Vamos lá!

A primeira é sobre algo que mais nos perguntam: descrição de imagens. Descrever fotos, ilustrações e outros conteúdos é super importante para a navegação de pessoas cegas. Imagina só publicar aquela foto incrível das férias e seus colegas e seguidores com deficiência visual não fazerem ideia de como ela é? Use as hashtags inclusivas #PraCegoVer e #PraTodosVerem antes da descrição. Elas reforçam um movimento nacional muito importante pela comunicação inclusiva!

A próxima dica é sobre produção de conteúdo em vídeo. Para que ele seja acessível, é preciso inserir legendas, Libras e audiodescrição. As legendas e a janela de Libras incluem o público surdo — tanto oralizado quanto sinalizado — e a audiodescrição é fundamental para pessoas com deficiência visual. Junte os três pontos no mesmo vídeo, e você terá um conteúdo bacana e acessível!

A última dica é sobre podcasts. Para pessoas com deficiência auditiva, faz toda a diferença ter uma transcrição para quem compreende o português, e Libras a partir dessa transcrição para quem se comunica apenas por língua de sinais.

Também é importante prestar atenção ao tipo e à altura do som das vinhetas, porque isso pode gerar transtorno para pessoas com autismo, combinado?

Por hoje, é só! Para ter acesso a essas e outras várias dicas e boas práticas de acessibilidade, acesse nossa plataforma: www.mwpt.com.br.

Eu conto com vocês nessa missão de tornar as redes sociais e a web inclusivas para todes. Um abraço e até a próxima!

VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.