Transcrição do episódio
VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.
SIMONE FREIRE: Olá, amigos da Rádio ONCB. Quem fala é a Simone Freire, idealizadora do Movimento Web Para Todos. Hoje vou conversar com vocês sobre uma tecnologia assistiva chamada avatar de Libras.
Aqui no Brasil, segundo dados do IBGE, temos cerca de 10 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência auditiva severa, ou seja, pessoas surdas ou com baixa audição. É interessante entender que muitas dessas pessoas, segundo alguns estudos internacionais, cerca de 70%, foram alfabetizadas na língua de sinais. No nosso caso, no Brasil, é a Libras - Língua Brasileira de Sinais. Essa grande parcela da população enfrenta dificuldades significativas para interpretar o português, e muitos sequer foram alfabetizados nessa língua.
Por isso, é essencial que os sites integrem essa tecnologia chamada avatar de Libras, para que essas pessoas possam compreender o conteúdo escrito em português nos sites e aplicativos.
Essa tecnologia funciona a partir de machine learning, que, na prática, é inteligência artificial. O avatar vai aprendendo na nuvem como são esses gestos e toda a interpretação do português para Libras, fazendo essa tradução em tempo real no site. Geralmente, há uma janelinha de Libras no canto, normalmente no canto direito, onde esse boneco virtual lê o texto e traduz para Libras em tempo real.
Portanto, é muito importante que essa tecnologia seja utilizada. Existem opções gratuitas disponíveis para os sites. Além disso, é fundamental que os vídeos tenham legendas, pois muitos surdos também foram alfabetizados em português. Assim, a inclusão da pessoa surda nos aplicativos e sites é garantida por meio de legendas, transcrição e o avatar de Libras, combinado?
Até a próxima! Visitem a plataforma do Movimento: www.mwpt.com.br.
VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.