Transcrição do episódio
VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.
NATALIA ALCANTARA: Olá! Aqui é Natalia Alcantara, analista de comunicação acessível da Espiral Interativa, agência idealizadora do Movimento Web para Todos. Você sabia que o podcast é uma das mídias que mais tem crescido nos últimos anos em todo o mundo?
É claro que os brasileiros são responsáveis por boa parte desse crescimento! Aqui no país, somente em 2019, a demanda por esse tipo de conteúdo aumentou em 67%, segundo pesquisa feita pela plataforma Deezer.
Como os podcasts estão se tornando super populares, separamos algumas dicas de como torná-los acessíveis para as pessoas com deficiência. Afinal, você já parou para pensar em como as pessoas com deficiência auditiva consomem esses conteúdos?
Aqueles que ouvem com a ajuda de aparelhos podem ter dificuldades para captar e entender todos os sons. Por isso, a primeira dica é: faça a transcrição de todos os elementos de áudio. Isso inclui qualquer ruído de fundo, efeitos sonoros e outros componentes relevantes que acompanhem a palavra falada.
Garanta que o site ou a plataforma em que o podcast ficará disponível seja acessível. Isso vale também para o media player!
Você também pode oferecer maneiras alternativas de salvar e reproduzir os áudios, como uma série de episódios em um arquivo compactado, para que as pessoas possam fazer o download e ouvir da maneira que funcionar melhor para elas.
Quer mais dicas de acessibilidade e inclusão? Fique ligado na programação da Rádio ONCB. Até a próxima!
VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.