Transcrição do episódio
VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.
NATÁLIA ALCANTARA: Olá! Aqui é Natália Alcantara, analista de comunicação acessível da Espiral Interativa, agência idealizadora do Movimento Web Para Todos.
Os e-books conquistaram muitos leitores pela sua facilidade, valor mais baixo ou custo zero, e praticidade.
Eles estão disponíveis na web e conseguem chegar a muito mais pessoas. Mas você já parou para pensar se esse material é acessível para todo mundo?
Como a gente sempre fala por aqui e também nas redes sociais do WPT, garantir a acessibilidade digital de um material não é algo muito complexo. Só é necessário tomar alguns cuidados na produção. Por isso, separei algumas recomendações para dividir com você hoje. Vamos lá!
Adote sempre textos alinhados à esquerda. Essa dica, na verdade, vale para todos os conteúdos que você for fazer e não apenas para os e-books, ok?!
Procure usar fontes como Arial, Verdana e Helvética e com o tamanho mínimo entre 14 e 16 pixels.
Evite escrever em itálico, porque essa formatação pode confundir a compreensão de algumas pessoas.
Crie um padrão único para todo seu e-book. Isso vai facilitar bastante o entendimento de pessoas com algumas deficiências cognitivas, além de trazer conforto durante a leitura.
Se for usar tabelas, inclua símbolos para que a informação possa ser interpretada independentemente das cores.
E na hora de salvar o e-book? Como que a gente faz? Salve-o em formato e-pub, HTML ou PDF acessível para que seja possível navegar com o leitor de telas.
Ter uma versão em audiobook pode tornar a experiência de pessoas cegas e com baixa visão mais agradável. Sem contar que pode agradar também quem tem dislexia.
Quer mais dicas para tornar seu e-book acessível? Acesse www.mwpt.com.br e encontre uma série de conteúdos bacanas sobre o tema.
Por hoje é só! Fique ligado na programação da ONCB e confira as próximas dicas. Até a próxima!
VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.