Episódio 61 - Como é a profissão de uma consultora em audiodescrição


Transcrição deste episódio

VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.

ELZA MARIA ALBUQUERQUE: Olá! Eu sou Elza Maria Albuquerque, fundadora da Maria Inclusiva e voluntária do Movimento Web Para Todos.

Hoje vamos falar um pouco sobre o trabalho de pessoas que fazem consultoria em audiodescrição. Mas antes que tal saber mais sobre o tema?

Existem muitas definições sobre audiodescrição. Uma delas é da audiodescritora Eliana Franco. Ela diz que a audiodescrição é uma modalidade de tradução que traduz imagens em palavras.

E quem se beneficia da audiodescrição? O público vai além de pessoas com deficiência visual, viu?

Estudos e especialistas afirmam que o recurso amplia o entendimento de pessoas idosas, com deficiência intelectual, com dislexia, entre outras.

Ah! A audiodescrição beneficia também a compreensão de informações para todas as pessoas que, por algum motivo, estão impedidas de ver as imagens. Os podcasts são exemplos disso.

E qual é o papel de cada pessoa em uma equipe de profissionais de audiodescrição?

Segundo Doriane Vasconcelos, consultora em audiodescrição, a equipe tem profissionais que fazem o roteiro, a revisão, a consultoria, a narração e a edição.

Como acontece na prática? Primeiro passo é fazer o roteiro com base na imagem existente; depois tem a pessoa responsável pela revisão que confere a imagem com base no material traduzido em roteiro.

Já a consultoria é feita por uma pessoa especializada que tem deficiência visual. Ela analisa, examina, revalida, identifica problemas e sugere melhorias no roteiro.

Tem também quem faz a narração do roteiro após a revisão e a consultoria. E, por fim, quem faz a edição insere as gravações das unidades descritivas no produto audiovisual.

Viu só que legal? Doriane também compartilhou dicas para quem quer trabalhar e ter sucesso na área da audiodescrição.

Anota aí: primeiro busque um curso de qualificação na área. Depois, se dedique bastante, seja responsável, estude e pesquise sempre. Seja humilde, tenha foco e também saiba ouvir e trabalhar em equipe.

Gostou das dicas? Tem muito mais no site do Movimento Web para Todos, anota aí: www.mwpt.com.br.

É isso! Muito obrigada pela atenção e até a próxima!

VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.