Episódio 14 - Como descrever imagens nas redes sociais


Transcrição do episódio

VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.

NATALIA ALCANTARA: Olá! Aqui é Natalia Alcantara, analista de comunicação acessível da Espiral Interativa, agência idealizadora do Movimento Web para Todos.

Vem cá, conta pra mim. Você faz a descrição das imagens em suas publicações do Facebook, Instagram, Twitter ou LinkedIn? Se você já faz, parabéns!

Para quem ainda não está acostumado com essa prática e não sabe por onde começar, compartilho quatro passos bem fáceis. Isso é muito importante. Afinal, com esse pequeno gesto você ajuda a incluir mais de 6 milhões de brasileiros cegos ou com baixa visão em seus canais digitais.
Vamos lá? O primeiro passo é dizer o formato. Diga se é foto, ilustração, arte, gif ou álbum de fotos. Atenção: os emojis já têm a descrição no código. Então não precisa incluí-los na descrição, ok?!

Na sequência, fale quem é o personagem principal da imagem. Se é uma pessoa adulta, criança, animal ou objeto. Traga informações sobre a cena da imagem. Por exemplo, onde a pessoa está? É no interior de um lugar ou uma área externa? Para finalizar, é preciso dizer qual é a ação que acontece na imagem. Aqui você deve usar sempre o verbo no presente. Agora é só colocar em prática.

Quer se aprofundar mais no assunto? Conheça a campanha Imagens Que Falam lançada pelo Movimento Web Para Todos.
Em nosso site e redes sociais constantemente postamos dicas sobre descrição de imagens em sites e apps.

Por hoje é só! Fique ligado na programação da Rádio ONCB e não perca as próximas dicas. Até a próxima!

VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.