Episódio 31 - Como deixar seus mapas, tabelas e gráficos mais acessíveis


Transcrição do episódio

VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.

GIGI VILLARI: Oi, gente! Eu sou a Gigi Villari, gerente de projetos aqui da Espiral Interativa, a agência idealizadora do Movimento Web para Todos. Tudo bem com vocês?

Hoje, a gente vai falar um pouquinho sobre como deixar seus mapas, tabelas e gráficos mais acessíveis.

“Mas Gigi, eu soube que é difícil descrever um gráfico. Será que eu preciso mesmo?”. O gráfico é pura informação, não é? Então precisa! E não! Não é difícil descrever. Vem comigo, que eu vou te dar dicas valiosas e que vão te ajudar muito!

Primeiro, descreva o tipo de conteúdo. É uma tabela? Um mapa? Um gráfico? De barras? Colunas? De pizza?

Depois, fale sobre o tipo de dado apresentado. Por exemplo: gráfico de barras da porcentagem da população brasileira em 2010 com algum tipo de deficiência.

Na sequência, pegando o mesmo exemplo, avalie o propósito do conteúdo no contexto em que ele está inserido, já que ele pode ter várias finalidades. Pra ficar mais claro: se esse mesmo gráfico da população brasileira com deficiência aparecesse em uma matéria sobre deficiência visual, você poderia destacar as informações específicas daquele tema. Agora, se o propósito é mostrar todos os dados, é preciso descrever o gráfico na íntegra.

Por fim, se tiver algum conteúdo externo, não inclua o link na descrição da imagem. Prefira sempre inserir de alguma forma a informação no próprio texto, combinado?

Curtiu? Você pode acessar essa e outras várias dicas no nosso site: www.mwpt.com.br. Segue a gente nas redes sociais, também: Movimento Web Para Todos!

Uma ótima semana e até a próxima!

VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.