Transcrição deste episódio
VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.
GIGI VILLARI: Oi, gente! Eu sou a Gigi Villari, gestora de projetos aqui da Espiral Interativa, a agência idealizadora do Movimento Web Para Todos. Tudo bem com vocês?
Você já parou pra pensar que legendas em vídeos são super importantes em várias situações? Quem nunca quis assistir algo num momento em que não era possível escutar o som? E como será que uma pessoa com deficiência auditiva que tenha sido alfabetizada em português absorve um conteúdo sem legenda? A resposta é simples: não tem como.
Tá, que é importante a gente já sabe. Agora, a dúvida é: como é possível inserir legendas em vídeos de forma rápida e assertiva? É super fácil! O próprio YouTube tem uma funcionalidade prática e intuitiva. Vou te explicar o passo a passo!
Primeiro, você faz o upload de um vídeo ou escolhe algum que esteja publicado no seu canal. Na opção “YouTube Studio”, você escolhe “Conteúdo” e seleciona o vídeo. Já nele, você clica em “Legendas”, no menu lateral da esquerda.
Na opção “Português (automático)”, você encontra a legenda criada pela própria rede. Você pode selecionar ela e fazer as alterações necessárias no texto e na minutagem. Se preferir criar uma, você pode clicar em “Adicionar” e escrever manualmente ou colar um documento em texto que já tenha feito. Depois de pronta, é só publicar!
Se precisar baixar a legenda do seu vídeo, é só selecionar ela e, no menu com as “três bolinhas”, escolher a opção “transferir” ou “fazer download”. O YouTube oferece o arquivo em várias extensões que também podem ser usadas em redes sociais como o Facebook e o LinkedIn. Demais, né?
Ficou com vontade de aprender um pouco mais sobre o universo da acessibilidade digital? Vai lá no nosso site! A gente tem vários conteúdos educativos incríveis. Confere lá: www.mwpt.com.br.
Uma ótima semana e até a próxima!
VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.