Episódio 46 - Como as organizações podem iniciar sua jornada pela acessibilidade digital


Transcrição deste episódio

VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.

CRIS MARQUES: Olá, eu sou a Cris Marques, coordenadora de comunicação acessível da Espiral Interativa, agência idealizadora do Movimento Web Para Todos. Tudo bem? Hoje, você acompanha aqui comigo um pouco mais sobre como as organizações podem iniciar sua jornada pela acessibilidade digital.

O primeiro ponto, e o mais importante, é refletir se a intenção é genuína. A sua, a da sua equipe e, principalmente, a da sua marca. Afinal, diversidade feita genuinamente é a que engaja de verdade.

Reflexão feita, é hora de começar. E eu listo alguns passos aqui para você. Conheça e estude as diretrizes de acessibilidade, as WCAGs.

E priorize a acessibilidade digital já no início dos projetos. Incorpore a temática no processo de integração de novas funcionárias e funcionários. Crie canais de comunicação empáticos e acessíveis.

E conheça os direitos das pessoas com deficiência, inclusive no digital. Aproprie-se da temática. Envolva profissionais com deficiência na criação dos projetos digitais.

E crie campanhas protagonizadas por elas. Por fim, garanta que toda a sua comunicação siga as premissas básicas de acessibilidade. Com materiais audiovisuais como libras, legendas e audiodescrição.

Posts nas redes sociais com descrição de imagem e linguagem inclusiva. E sites que permitam navegação pelo teclado e tenham links de atalhos, descrição e libras.

Hoje, eu fico por aqui. Continue acompanhando a programação da Rádio ONCB para mais conteúdo sobre acessibilidade e inclusão. E até a próxima.

VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.