Transcrição deste episódio
VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.
NATALIA ALCANTARA: Olá, aqui é Natalia Alcantara, analista de comunicação de conteúdo digital do Movimento Web para Todos. Você sabia que 53% do comércio eletrônico na América Latina são do Brasil? Mesmo sendo um mercado em expansão, é comum recebermos muitas perguntas relacionadas aos direitos do consumidor com deficiência.
Muitos e-commerce, assim como a grande maioria dos outros sites “.br”, possuem muitas barreiras de acessibilidade. Mas como aproveitar uma oferta exclusiva no site se o e-commerce não é acessível para consumidores com deficiência?
Vale destacar que é bastante comum a variação de preços entre lojas físicas e virtuais. Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, a prática não é ilegal. Mas pode se tornar, caso uma pessoa com deficiência não consiga aproveitar uma oferta por falta de acessibilidade digital. Afinal, a Lei Brasileira de Inclusão torna obrigatória a acessibilidade nos sites brasileiros.
Há também o Decreto sobre Comércio Eletrônico, com regras específicas para a necessidade de atendimento facilitado ao consumidor, inclusive de pessoas com deficiência. Se isso acontecer com você, o primeiro passo é entrar em contato com a empresa e descrever a situação. Fale sobre a falta de acessibilidade e solicite o mesmo desconto oferecido na loja virtual em uma unidade física. Caso a empresa não solucione a demanda, é necessário procurar autoridades competentes.
A denúncia contra a empresa pode ser feita diretamente no Ministério Público. Outra opção é acessar o site www.consumidor.gov.br, canal para acionar o Ministério da Justiça, que também defende reclamações de consumidores quanto à acessibilidade.
Gostou dessa dica? Fique ligado na programação da rádio ONCB e confira mais informações sobre a acessibilidade e inclusão. Até a próxima.
VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.