Episódio 59 - Black Friday sem acessibilidade desperdiça oportunidades e desafia leis


Transcrição deste episódio

VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.

NATÁLIA ALCANTARA: Novembro chegou, e com ele, uma quantidade gigantesca de promoções em sites e aplicativos.

Uma projeção feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico aponta que a edição da Black Friday deste ano deve movimentar mais de 6 bilhões de reais no e-commerce brasileiro, que representa 53% de todo o território da América Latina.

Mas será que todas as pessoas, incluindo as que possuem deficiências mais severas, conseguem se beneficiar das vantagens da Black Friday?

Eu sou Natália Alcantara, analista de comunicação acessível da Espiral Interativa, agência idealizadora do Movimento Web Para Todos, e este é o tema da nossa conversa de hoje.

Respondendo a minha pergunta do início, infelizmente, as pessoas com deficiência encontram diversas barreiras para comprar on-line. E isso não é algo restrito apenas ao mês de novembro durante a Black Friday.

Estudo recente realizado pelo Movimento Web Para Todos aponta que menos de 1% dos mais de 21 milhões de sites ativos no Brasil está acessível para pessoas com algum tipo de deficiência.

Quando o assunto são os sites de e-commerce, esse índice despenca ainda mais: apenas 0,06% não apresentou falhas de acessibilidade.

Mas, então, o que essas lojas virtuais precisam fazer para atingir um público muito maior?

Descrição de imagens, formulários acessíveis para leitores de telas, vídeos com audiodescrição para apresentar produtos, Libras e legendas podem fazer toda a diferença!

Vale lembrar que acessibilidade não é apenas um direito, é lei! Por isso, sempre que você for comprar algum produto ou contratar um serviço pela internet e encontrar algum tipo de dificuldade, faça uma reclamação.

Aqui o ideal é entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente para relatar a violação dos seus direitos. Você pode ainda recorrer ao Procon mais próximo e fazer o registro do problema de acessibilidade ou de violação de direitos. Ou ainda registrar uma reclamação na plataforma Consumidor.gov.br.

Eu fico por aqui, e se você gostou desse conteúdo continue acompanhando a programação da Rádio ONCB para aprender mais sobre acessibilidade digital e inclusão. Até a próxima.

VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.