Episódio 24 - Barreiras que pessoas surdas enfrentam na web


Transcrição do episódio

VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.

GIGI VILLARI: Oi, gente! Eu sou a Gigi Villari, gerente de projetos aqui da Espiral Interativa, a agência idealizadora do Movimento Web Para Todos. Tudo bem com vocês?

Hoje, a gente vai falar um pouquinho sobre a surdez. Como será que quem tem esse tipo de deficiência navega na internet e quais são as barreiras mais encontradas?

Primeiro, é importante a gente saber que existem pessoas surdas que são oralizadas, ou seja, que entendem o português, e que também existem as sinalizadas, que se comunicam por meio da Libras, que é a Língua brasileira de sinais.

Quando pensamos em surdez, logo de cara vem a barreira daquele conteúdo que tem o som como protagonista, como um vídeo ou um podcast. É necessário que, nesse caso, o vídeo tenha legendas pra que uma pessoa oralizada consiga ler aquele conteúdo, mas que também tenha uma janela de Libras com alguém interpretando, pois o usuário pode ser sinalizado e não entender o português.

Mesma coisa com o podcast: é preciso que tenha uma transcrição daquele áudio e uma interpretação em Libras, também.

Mas será que essa é a única barreira? Não! O português é uma grande questão pra quem se comunica por sinais. Vou dar um exemplo fácil: imagina só você entrar num site da Rússia, com todos os textos em russo. Se você não for fluente na língua, vai ser praticamente impossível entender uma linha sequer, né?

É exatamente por esse tipo de situação que as pessoas sinalizadas passam ao entrar nos sites todos em português. Elas não conseguem absorver o conteúdo porque não foram alfabetizadas nesse idioma!

Pra mudar isso, é fácil: precisamos apenas incluir um avatar intérprete de Libras. Ele vai traduzir todo o texto e vai facilitar muito a vida de quem precisa.

Viu só, como é simples a gente abrir possibilidades e incluir todo mundo?

Você pode conhecer mais sobre os diferentes tipos de deficiência e como a acessibilidade impacta em cada um deles no nosso site: www.mwpt.com.br.

Eu conto com você pra que a gente mude de vez essa realidade! Afinal, a acessibilidade é pra todo mundo! Combinado? Até a próxima!

VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.