Episódio 19 - Barreiras que pessoas com deficiência motora enfrentam na web


Transcrição do episódio

VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.

GIOVANA VILLARI: Oi, gente! Eu sou a Gigi Villari, gerente de projetos aqui da Espiral Interativa, a agência idealizadora do Movimento Web Para Todos. Tudo bem com vocês?

Eu tenho uma pergunta: você já parou para pensar se uma pessoa tetraplégica consegue acessar qualquer site da web? Ou se alguém com limitação motora navega pelos feeds das redes sociais? Pois é, precisamos falar sobre a inclusão digital das pessoas com deficiência motora. Afinal, cada deficiência é única e tem suas particularidades.

Respondendo às perguntas: sim! Quem tem algum tipo de deficiência motora navega na internet e acessa as redes sociais.

Por exemplo, uma pessoa tetraplégica, sem os movimentos abaixo do pescoço. Como será que ela navega? Eu te digo: ela pode usar uma paleta de boca e navegar por meio do teclado ou telas de toque, pode também usar recursos de voz, como a Siri ou a Alexa, e até mesmo navegar usando o movimento dos olhos. Mas tudo isso só é possível se cada site e cada empresa se preocuparem em tornar o ambiente um espaço acessível.

Já aconteceu com você de, ao entrar em um site, um banner abrir de repente e ele ter um botão para ser fechado super pequeno? Para quem tem qualquer outra deficiência ou não tem nenhuma já é muito ruim, né? Agora, imagine se você estiver navegando por meio de uma paleta e, apenas com movimentos da sua boca, precisar clicar naquele botão. A experiência é péssima! E essa é só uma situação.

Existem também as deficiências temporárias e até as de ocasião. Imagine só: você quebrou o braço que costuma usar para a maioria das coisas ou, simplesmente, está com ele ocupado. Será que seria fácil clicar naquele botão pequeno com o braço oposto? Faz um teste!

Para que toda e qualquer pessoa tenha o direito ao acesso ao mundo online, cada site e cada empresa deve se preocupar em tornar o ambiente um espaço acessível. Isso é urgente!

Você pode conhecer mais sobre os diferentes tipos de deficiência e como a acessibilidade impacta cada um deles no nosso site: www.mwpt.com.br.

Eu conto com você para que a gente mude de vez essa realidade! Afinal, a acessibilidade é para todo mundo! Combinado? Até a próxima!

VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.