Transcrição deste episódio
VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.
BIANCA EVANGELISTA: Olá, tudo bem? Eu me chamo Bianca Evangelista e falo aqui do Movimento Web Para Todos.
Hoje estou aqui para provocar vocês sobre algo muito importante. Já imaginaram se a acessibilidade e a inclusão fossem uma disciplina nas escolas e universidades? Para você ter uma ideia, já existe a disciplina de Libras, ofertada de forma obrigatória em cursos de licenciatura e optativa em cursos de bacharelado e tecnólogo, mas sabemos que isso é totalmente insuficiente para pensarmos em acessibilidade e inclusão.
Já que falamos de legislação, de obrigatório e optativo, a Lei Brasileira de Inclusão prevê que deve ser fomentada a capacitação tecnológica em instituições de ensino para o desenvolvimento de tecnologias assistivas e para a melhoria da funcionalidade e da participação social de pessoas com deficiência. Ou seja, é preciso capacitar pessoas tecnicamente para desenvolver tecnologias assistivas.
Portanto, é importante ampliar as discussões sobre acessibilidade em todos os níveis de ensino, não apenas para cumprir requisitos legais, mas para realizar projetos e práticas concretas de acessibilidade, o que certamente contribuirá para a inovação dos projetos e para beneficiar pessoas reais.
Precisamos fomentar uma mudança na formação do capital humano; assim, alcançaremos acessibilidade e inovação nas nossas organizações. O que você acha, então, de incentivar a escola, curso ou universidade onde você estuda a contribuir para essa mudança?
Quem sabe, no seu trabalho de conclusão de curso, você pode escolher como problema de pesquisa algo relacionado à acessibilidade. Outra ideia é enviar e-mails para a gestão da sua instituição destacando a importância da inclusão da acessibilidade como disciplina no currículo.
Dessa forma, você pode mobilizar a instituição a refletir sobre o tema ou se unir a um grupo engajado com a inclusão para conscientizar a comunidade escolar e incentivar essas mudanças.
Se você quiser mais dicas sobre o tema e entender a importância da inclusão de acessibilidade no currículo, acesse nosso site, www.mwpt.com.br, e confira uma série de materiais gratuitos em nossa biblioteca virtual.
Eu também recomendo a entrevista com a professora doutora Vânia Ribas, no site do Movimento Web Para Todos, com o tema “Acessibilidade Digital deveria ser disciplina dentro dos cursos universitários”.
Tchau, tchau! Até a próxima!
VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.