Transcrição do episódio
VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.
NATALIA ALCANTARA: Olá! Aqui é Natália Alcantara, analista de comunicação acessível da Espiral Interativa, agência idealizadora do Movimento Web Para Todos.
Você sabia que a descrição de imagens é um dos recursos de acessibilidade mais simples de se implementar no dia a dia e que faz toda a diferença? Por isso, quero compartilhar algumas dicas pra te ajudar na hora de colocar a mão na massa. Anota aí!
Use palavras simples e mais conhecidas. Por exemplo, ao invés de escrever averiguar coloque descobrir. Troque localidade por lugar. Vai colocar disseminar no texto? Prefira enviar.
Outra dica valiosa. Evite o uso de figuras de linguagem, jargões, termos técnicos, estrangeirismos ou neologismos. Você pode pensar: “Tá, mas na minha profissão preciso usar termos técnicos. Como que eu faço?” Se for extremamente necessário usar um termo específico, basta explicá-lo. Ou seja, apresente o que ele significa no contexto da descrição. Combinado?!
Ao colocar essas dicas em prática, você contribui para que pessoas com diferentes tipos de deficiência possam entender o que está na imagem descrita de forma muito mais clara e simples.
Vale lembrar que essas orientações também podem ser colocadas em prática na hora de produzir conteúdo para a web e outros canais de comunicação.
Quer se aprofundar mais no assunto? Acesse o site www.mwpt.com.br e confira em nossa biblioteca virtual conteúdos para tornar a web mais acessível.
Por hoje é só! Fique ligado na programação da Rádio ONCB e não perca as próximas dicas. Até a próxima!
VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.