Conheça os princípios do design inclusivo




 

Ilustração com pessoas andando na direção de um homem que está sentado em uma cadeira de rodas. Ao lado desse homem, há dois dispositivos móveis. Na parte superior, há o texto: "Princípios do design inclusivo".
Arte com o texto: Princípios do design inclusivo. Fonte: designinclusivo.com.

Você entende tudo sobre as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG)? 

Nem sempre as pessoas conhecem, sabem e compreendem essas diretrizes. Para facilitar o aprendizado, Marcelo Sales, especialista em acessibilidade digital, criou o material “Princípios do Design Inclusivo”, adaptando os princípios do WCAG para o contexto de algumas situações no Brasil, além de apenas traduzir o conteúdo.

Projetar produtos pensando em todos, inclusive “em necessidades específicas de pessoas com deficiências permanentes, temporárias, situacionais ou mutáveis de acordo com suas respectivas situações, ou seja, na verdade é projetar pensando em todos nós”, afirma a publicação.

Segundo a iniciativa, a ideia desses princípios é dar a qualquer pessoa – designers, profissionais de UX, conteudistas, desenvolvedores, criadores, inovadores, artistas, pensadores… – envolvida no desenvolvimento de produtos e serviços, uma ampla visão e abordagem ao design inclusivo.

Quer saber mais? Então confira o material completo.

Leia também:
– Guia WCAG Online | Acessibilidade Toolkit

Outras novidades