Conheça alguns recursos de acessibilidade desenvolvidos pela Microsoft


Foto de um jovem com deficiência motora em uma cadeira de rodas. Ele está num ambiente fechado, em frente a uma mesa com computadores, tecnologias assistivas, entre outros objetos.

Tornar o ambiente de trabalho inclusivo pode ser um desafio adicional para as empresas, que devem considerar as diferentes realidades não só de seu público interno, mas em reuniões e interações com clientes e pessoas fora de sua organização. 

Neste sentido, a tecnologia pode proporcionar ferramentas que, ao implementadas e ativadas, auxiliam na comunicação e na colaboração entre as pessoas nas tarefas do dia a dia. 

Listamos algumas ferramentas de acessibilidade do Microsoft 365, que é amplamente utilizado pelas empresas e pessoas físicas no Brasil: 

Leitura imersiva 

Essa ferramenta simplifica e remove distrações de conteúdos de sites para se adequar a preferências de leitura, além de facilitar a concentração, ajuda na compreensão de texto e é benéfica para diferentes estilos de aprendizado. 

Está disponível no Word, OneNote, Outlook, Office Lens, Microsoft Teams, Reading Progress, Forms, Minecraft Education e no navegador Microsoft Edge. Para ativar a leitura imersiva, basta ir até a guia “Exibir” em um dos produtos citados e selecionar “Leitura Imersiva”. 

Legendas/Subtitles do PowerPoint e do Teams

Tornam as reuniões online mais acessíveis, especialmente para pessoas com deficiência auditiva ou que não são fluentes no idioma da apresentação. Para utilizar no PowerPoint, a pessoa deve ir até a guia “Apresentação de Slides”, clicar em “Configurações de Legenda” e escolher o idioma falado e o idioma da legenda. No Teams, durante uma reunião, basta ir até “Mais opções” e selecionar “Ativar legendas ao vivo”. 

Texto Alternativo Automático

Disponível no Word, Excel e PowerPoint, a ferramenta fornece descrições de imagens, auxiliando pessoas com deficiência visual que utilizam leitores de tela. Para utilizar, é necessário clicar com o botão direito em uma imagem, selecionar “Editar Texto Alternativo” e o Microsoft 365 gera automaticamente uma descrição daquela ilustração. 

No entanto, recomendamos conferir o texto gerado, pois ainda há edições necessárias para serem feitas para que a descrição seja realmente fiel à imagem e útil a quem navega.

Reading Progress

Disponível na barra “Tarefas” do Microsoft Teams, o Reading Progress auxilia principalmente pessoas com deficiência de processamento auditivo a configurar a leitura de um determinado texto, de acordo com suas preferências de sensibilidade e velocidade. Com isso, a ferramenta apoia o desenvolvimento da fluência de idiomas, além da compreensão de determinados temas que possam ser mais complexos, sendo útil também em contextos educacionais.  

Customização de Conteúdo e Windows

Permite ajustes personalizados de cores de fundo e fontes para atender necessidades visuais de acessibilidade. Nas configurações do Microsoft 365 ou do Windows, a pessoa pode selecionar o tema e alterar o esquema de cores e fontes, além da tela de fundo, de acordo com a sua necessidade. 

Accessibility Checker

Presente na guia “Revisão” do Word, Excel e PowerPoint, essa ferramenta verifica a acessibilidade para identificar e corrigir possíveis problemas. Por exemplo, antes de compartilhar um documento com alguém, o usuário pode executar o “Verificador de Acessibilidade” e garantir que todo o conteúdo seja acessível a diversos públicos, recebendo sugestões de correções caso necessário.

Copilot

O Copilot, assistente de Inteligência Artificial presente na maioria dos produtos do Microsoft 365, oferece diversos recursos de acessibilidade que beneficiam pessoas com e sem deficiência. Ele pode ser utilizado, por exemplo, na criação automática de slides acessíveis, o que pode ser especialmente útil para quem tem deficiência visual. Outro uso bastante comum e útil para todas as pessoas, principalmente quem tem deficiência auditiva e TDAH, é o recurso capaz de fazer resumos de reuniões, liberando mais a atenção ao que está sendo falado.

Fonte: Microsoft

Foto: Divulgação / Microsoft

Outras novidades