Episódio 103 - Retrospectiva dos 7 anos do WPT


Transcrição do Áudio

VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.

SIMONE FREIRE: Olá, ouvintes da Rádio ONCB. Aqui é Simone Freire, idealizadora do Movimento Web para Todos. E venho hoje compartilhar com vocês mais uma conquista, o sétimo ano de existência do Movimento Web para Todos.

A gente hoje conta com 30 organizações parceiras, entre elas a própria ONCB, mobiliza milhares de profissionais de perfis variadíssimos, mais de 130 pessoas voluntárias e milhares de seguidores e seguidoras em nossas redes sociais.

Esse ano foi muito intenso em termos de mobilização em prol da promoção de uma sociedade digital mais inclusiva para todo mundo.

Lançamos mais uma edição do nosso estudo, em parceria com a Big Data e o NIC.br, que apontou para menos de 3% dos sites ativos no Brasil com acessibilidade para quem tem alguma deficiência mais severa.

O número não é muito bacana, mas ainda assim a gente comemora, porque é um salto de 190% em relação à primeira edição do estudo, lá em 2019.

A gente também realizou uma campanha muito bacana, que foi batizada de acessibilidade digital não é opção, é direito.

Ela envolveu depoimentos de 20 pessoas voluntárias da nossa rede, com deficiência, que compartilharam exemplos de barreiras que elas enfrentam ali no seu dia a dia no digital.

Palestras, oficinas, rodas de conversa também foram realizadas em empresas e organizações como Uber, Anac, Globo, Senac.

E também em parceria com a ONCB e o programa Ágora, a gente lançou a segunda edição do curso introdutório de qualidade em acessibilidade digital para pessoas com cegueira e baixa visão.

Outra novidade com a ONCB foi o lançamento do nosso canal no Spotify para reunir os episódios do Programa UX da Inclusão, que está veiculado desde 2019 e são pílulas muito bacanas sobre acessibilidade digital.

Esse é o papel do movimento, chamar a atenção da sociedade para o cenário de exclusão, mostrar as soluções e apoiar as organizações nessa jornada.

Em nome de todo mundo do movimento, eu agradeço vocês e convido quem ainda não está com a gente na rede a fazer parte dessa transformação.

VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.