Transcrição do Áudio
VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.
ELZA MARIA ALBUQUERQUE: Olá! Eu sou Elza Maria Albuquerque, idealizadora da Maria Inclusiva e voluntária do Movimento Web para Todos. Tudo bem?
Antes de mais nada, você sabe como uma pessoa cega ou com baixa visão pode descrever imagens em suas redes sociais? Não? Então hoje vou te contar algumas dicas que reuni a partir de conversas com amigos com deficiência visual que colocam a descrição de imagem em suas redes no dia a dia.
Um dos caminhos é usar aplicativos de reconhecimento de imagens. O Seeing AI, por exemplo, é um aplicativo da Microsoft que descreve o mundo para quem não enxerga.
Ele é um aplicativo gratuito que usa a câmera do smartphone e a inteligência artificial para identificar pessoas, textos e objetos.
O app faz uma descrição superficial da imagem, mas é um ponto de partida pra fazer a descrição com as informações que você já tiver.
E nem sempre os aplicativos acertam, viu? Se tiver oportunidade, manda a imagem pra alguém que possa colaborar com mais informações pra complementar a descrição!
E aí lembre-se de ficar por dentro do contexto daquela imagem, tá? Isso é muito importante para a descrição acompanhar o conteúdo e fazer sentido.
É bom também lembrar de fazer as perguntas: o que, onde, como e de que forma. Elas são orientadoras pra todo mundo fazer uma boa descrição de imagem.
Quer saber mais sobre tudo isso e também sobre acessibilidade digital? Vai lá no site do Movimento Web para Todos: www.mwpt.com.br!
Muito obrigada pela atenção e até a próxima!
VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.