WPT participa de evento promovido pelo Instituto NET Claro Embratel


Auditório lotado da Escola Politécnica da USP. Simone Freire está no palco, sentada, ao lado de profissionais convidados. Ao fundo, há o logo Diálogos Gigantes.
Simone Freire, idealizadora do Movimento Web para Todos, participa do Diálogos Gigantes do Instituto NET Claro Embratel.

Na segunda-feira (4/02), Simone Freire, idealizadora do Movimento Web para Todos, participou do Diálogos Gigantes, evento promovido pelo Instituto NET Claro Embratel. O tema do encontro foi  “Como a tecnologia pode gerar impacto social?”. A iniciativa fez parte da abertura da semana presencial do programa Campus Mobile.

Além da Simone, participaram: Flávio Rodrigues (Instituto NET Claro Embratel), Roseli de Deus (Laboratório de Sistemas Integráveis da USP / LSI-TEC USP), Ana Carolina da Hora (Olabi), Pedro Leal Noce (Inovação & Presença Digital da Claro Brasil) e Pedro Kayatt (VR Monkey).

Sensibilização

Simone falou para mais de 100 jovens desenvolvedores. Logo no início do bate-papo, ela contextualizou a acessibilidade digital no Brasil. “Tenho uma grande provocação que todo mundo deve fazer, independentemente de ter alguma dificuldade ou não. Vocês se imaginam ficar sem acessar um computador, um notebook, um celular durante uma semana? Ou um mês? Essa é a realidade de um quarto da população brasileira. Temos 45 milhões de brasileiros com algum tipo deficiência que encontram muitas barreiras para utilizar a internet e os aplicativos”, disse. 

A mudança de mentalidade foi destacada por ela. “Um dos maiores desafios é olhar a acessibilidade transversalizando tudo. Não temos que fazer um aplicativo para cegos, mas sim para que todo mundo acesse, inclusive as pessoas com deficiência. Temos que mudar o mindset (a mentalidade). É trabalhar o mindset inclusivo também no digital”, afirmou Simone.

Quem quiser acompanhar a conversa completa, é só conferir o vídeo da transmissão ao vivo do evento na página do Instituto NET Claro Embratel.

Outras novidades

Você quer uma web para todos?

Abrace essa causa com a gente e compartilhe com seus amigos!