Web para Todos realiza palestra para área de Inovação da Claro Brasil


Homens e mulheres estão em pé sorrindo ao lado de uma mesa branca. Eles olham para a mesma direção e estão em uma sala fechada.
Líderes do Web para Todos e equipe Claro Brasil. Foto: Web para Todos.

Na quarta-feira (09/05), o Movimento Web para Todos (WPT) realizou uma palestra sobre acessibilidade digital para a área de Inovação da Claro Brasil. O objetivo foi sensibilizar as áreas de comunicação, marketing e conteúdo sobre a importância do assunto e engajar a equipe na construção de uma internet inclusiva.

Simone Freire, idealizadora do WPT, e William Daflita, líder de desenvolvimento da iniciativa, explicaram sobre o Web Para Todos, a acessibilidade e os softwares assistivos. Falaram também quais são os tipos de deficiência e como a experiência de navegação dessas pessoas pode ficar comprometida em sites não acessíveis.

A iniciativa do encontro foi do Instituto NET Claro Embratel, responsável pelas ações de responsabilidade social corporativa da Claro Brasil. Simone destacou a importância do debate sobre o assunto nas empresas. “Somente a partir da conscientização de seus colaboradores, nós conseguiremos, de fato, transformar seus respectivos sites e canais digitais em ambientes acessíveis também para as pessoas com deficiência”, disse Simone.

A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) foi um dos temas abordados durante a palestra. Os líderes do WPT contaram como e em quais casos a LBI pode ser aplicada, compartilharam exemplos de sucesso e práticas que existem na internet e que tornam a web acessível.

Segundo Daflita, o desafio está com a equipe de desenvolvimento da empresa. “O Instituto já realizou ações interessantes sobre acessibilidade. A palestra sobre aplicativos acessíveis para os participantes do Campus Mobile é um exemplo. Se nós conseguirmos plantar uma semente e deixarmos claro quais são os problemas que as pessoas enfrentam pela nossa falta de cuidado, diria que o papel do Web Para Todos foi cumprido”.

Com informações do portal do Instituto NET Claro Embratel.

Outras novidades

Você quer uma web para todos?

Abrace essa causa com a gente e compartilhe com seus amigos!