Web para Todos nasce com 21 organizações unidas por uma internet inclusiva

Além da parceria institucional do W3C e apoio do NIC.br, Ceweb.br, CGI.br e Fundação Roberto Marinho, o Web para Todos também conta com parceiros de diversas áreas.



Foto de um ambiente arborizado e gramado, onde há uma escultura. A escultura representa um globo terrestre e sete pessoas somando forças para movê-lo utilizando uma alavanca.
Foto: Pixabay / Creative Commons CC0

O Web para Todos foi lançado nesta quarta-feira (20/09) e já conta com parceiros que acreditam na causa da acessibilidade digital. Ao todo, 21 organizações se juntaram para fortalecer o movimento pela construção de uma internet acessível para todas as pessoas, inclusive para os mais de 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência.

Além da parceria institucional do W3C Brasil e apoio do NIC.br, Ceweb.br, CGI.br e Fundação Roberto Marinho, o Web para Todos também conta com parceiros de diversas áreas, que contribuem com suas expertises de forma contínua, o que torna o movimento mais dinâmico, atualizado e colaborativo.

Um pouco sobre cada parceiro

Espiral Interativa
Realizadora do movimento Web para Todos, é uma agência de comunicação digital focada em causas sociais. Desde sua fundação (2009), desenvolve projetos para organizações comprometidas com a sustentabilidade e a diversidade.

W3C Brasil
O Consórcio World Wide Web (W3C) reúne organizações e especialistas pelo mundo inteiro, que  trabalham juntos para desenvolver padrões, protocolos e diretrizes que garantam o crescimento sustentável da web globalmente.

Ceweb.br
O Centro Web tem a missão de fomentar a inovação na Web; estimular o seu melhor uso e mostrar o seu potencial a diversos segmentos da sociedade.

CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil tem a atribuição de estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil e diretrizes para a execução do registro de Nomes de Domínio, alocação de Endereço IP (Internet Protocol) e administração pertinente ao Domínio de Primeiro Nível “.br”. Também promove estudos e recomenda procedimentos para a segurança da Internet e propõe programas de pesquisa e desenvolvimento que permitam a manutenção do nível de qualidade técnica e inovação no uso da Internet.

NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br foi criado para implementar as decisões e os projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br, que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas e serviços da Internet no País.

Fundação Roberto Marinho
Entidade brasileira que desenvolve atividades de desenvolvimento de ensino-aprendizagem, cultural e patrimônio histórico e ambiental.

Trama Comunicação
Agência de comunicação e relações públicas dedicada a desenvolver relacionamentos de confiança com stakeholders (colaboradores, imprensa, formadores de opinião, comunidade, investidores, governo) por meio de projetos comunicacionais que possam conectar, informar e engajar esses públicos.

Secretaria da Pessoa com Deficiência do Município de São Paulo
Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência – seja ela física, mental, auditiva, visual, múltipla, surdocegueira – ou com mobilidade reduzida, a Secretaria atua como articuladora de ações governamentais, intersecretariais e intersetoriais que atendam às necessidades desse segmento da população.

Vida Mais Livre 
Idealizado pela agência Espiral Interativa, com o apoio do Instituto Mara Gabrilli, o portal Vida Mais Livre tem o objetivo de de suprir a falta de sites adaptados às pessoas com deficiência.

Fundação Dorina Nowill para Cegos
Instituição filantrópica brasileira que visa facilitar a inclusão de crianças, jovens e adultos cegos e com baixa visão, por meio de serviços gratuitos e especializados.

Fundação Fenômenos
Organização sem fins lucrativos que nasceu em 2012 sob a presidência do Ronaldo “Fenômeno”. Tem a missão contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos das periferias da cidade de São Paulo a partir de dois pilares de atuação: esporte e sustentabilidade.

Instituto Mara Gabrilli
Organização sem fins lucrativos que desenvolve e executa projetos para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência.

Grupo de Ensino e Pesquisa em Inovação da Escola de Direito da FGV SP
Espaço voltado à reflexão, crítica e desenvolvimento de projetos que relacionem o Direito à inovação e às novas tecnologias da informação, em especial no âmbito da internet.

Instituto Rodrigo Mendes
Organização sem fins lucrativos com a missão de colaborar para que toda pessoa com deficiência tenha uma educação de qualidade na escola comum.

Laramara
Organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja filosofia é sustentada pela crença no potencial humano e no direito às oportunidades para seu desenvolvimento integral.

Mídia Acessível e Tradução Audiovisual (MATAV-Unesp)
Grupo de estudos da Unesp de Bauru sobre Mídia Acessível e Tradução Audiovisual, coordenado pela professora Lucinea Marcelino Villela.

Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB)
Organização formada por mais de 60 entidades de e para pessoas com deficiência visual de todo o País. A ONCB atua com campanhas que vão desde a prevenção contra a cegueira até programas que incentivem os brasileiros com deficiência visual a assumirem seu papel como protagonistas de suas vidas.

ProDeaf
Software de tradução de texto e voz na língua portuguesa para Libras – a Língua Brasileira de Sinais, com o objetivo de realizar a comunicação entre surdos e ouvintes.

Revista D+
A principal preocupação deste veículo é disseminar ações afirmativas e cultura de superação que inspirem seus leitores, parceiros e anunciantes em uma enorme corrente do bem.

Santa Causa
Empresa que desenvolve e apoia projetos inclusivos, por meio de serviços de consultoria e comunicação para a diversidade.

Singolla
Consultoria especializada na assessoria a start-ups, pequenas e médias empresas, apoiando-as na Gestão Estratégica de Negócios e Pessoas.

Outras novidades