Somos cidadãos ativos e consumidores


Leonardo sorrindo. Ele é moreno, tem cabelos curtos e negros.
Leonardo Gleison Ferreira durante a sua fala no evento de lançamento do Movimento Web para Todos. Foto: Victor López / Movimento Web para Todos.

Por Leonardo Gleison Ferreira*

Batalha, Luta ou Militância? Com certeza você já ouviu alguma dessas palavras associadas aos direitos das pessoas com deficiência. Afinal, precisamos garantir os nossos direitos, não é mesmo?

Já faz muito tempo que sou contrário a esses termos. Será que são apenas termos com um tom mais incisivo que têm o mesmo objetivo?Conquistar e garantir os nossos direitos enquanto cidadãos com deficiência?

A palavra militante é sinônima de combatente ou soldado. O que quer dizer que estamos em uma batalha, lutando para conquistar os nossos direitos.

Estamos brigando com uma sociedade tirana e injusta da qual não fazemos parte, que precisamos derrotar para garantir o que é nosso.

Infelizmente, para os guerreiros, a história mostra que, na maioria das guerras, os derrotados sempre se revoltam contra os invasores com o objetivo de recuperar território e reconquistar o que é seu de direito.

Acredito que a educação é o caminho mais adequado para garantir os nossos direitos. Na realidade, é necessário entender que a sociedade é um ecossistema complexo e todos nós somos importantes para manter o seu equilíbrio.

É uma tarefa urgente: precisamos conscientizar as pessoas sobre as nossas necessidades, mas é preciso destacar o potencial das pessoas com deficiência como cidadãos ativos e consumidores.

Os movimentos sociais são fundamentais neste momento histórico em que não queremos mais ser guerreiros solitários lutando para sermos incluídos. Queremos fazer parte de um movimento de integração com a sociedade.

Nos últimos 10 anos, percebi que a acessibilidade na internet não será uma realidade se as pessoas com deficiência não forem vistas como consumidoras e o mercado não entender que a internet é um ambiente democrático que precisa se manter livre de barreiras. Só assim poderemos dizer que temos uma Web para Todos.

__________________________________________________________

*Leonardo Gleison Ferreira é técnico em Tecnologia Assistiva da Laramara – Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual; membro do grupo de especialistas em acessibilidade na WEB do CEWEB/W3C; formado em análise e desenvolvimento de sistemas pela universidade Brascubas e atua na área de tecnologia e acessibilidade na internet há mais de 10 anos.

 

Outras novidades

Você quer uma web para todos?

Abrace essa causa com a gente e compartilhe com seus amigos!