Saiba como fazer a sua parte para uma web inclusiva e acessível

Aprenda o passo a passo e os benefícios da sua ação.


Foto de uma menina e um menino sentados na frente de um laptop. Eles olham para a tela com expressões faciais que demonstram muita alegria.
Crianças felizes na frente de um laptop. Foto: Pixabay / Creative Commons CC0.

Se você encontrou um site com ou sem barreiras de navegação, saiba que você pode fazer a sua parte pela acessibilidade digital, utilizando a nossa plataforma online do Web para Todos. Aprenda o passo a passo e os benefícios da sua ação.

Como fazer isso?

Na área “Mobilização” da plataforma Web para Todos, clique no botão “contar experiência”.

Ao clicar, você tem acesso às seguintes opções: uma carinha redonda triste, com os dizeres “Encontrou barreiras?”, e outra sorrindo, com os dizeres “Teve uma boa experiência?”. Escolha uma das duas opções.

Em seguida, há um formulário para responder perguntas que estão relacionadas à sua experiência. Preencha e pronto!

Com o seu relato, vamos fazer a ponte com o site indicado e ajudaremos essa organização a construir uma internet melhor para todo mundo!

Entenda o motivo

Nós, do Web para Todos, queremos tornar todos os sites acessíveis! Essa é uma meta que pode parecer ousada, mas nós acreditamos totalmente nessa possibilidade.

Para isso acontecer, precisamos que todo mundo colabore, compartilhando suas experiências de navegação. As organizações, empresas e sociedade em geral precisam saber se estão no caminho certo na área da acessibilidade digital. A sua ação vai colaborar diretamente para que essa transformação aconteça.

Quais são os benefícios?

A acessibilidade na web traz benefícios para todo mundo, principalmente para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, além de idosos, leigos no uso do computador e analfabetos funcionais (pessoas com baixo letramento, incapazes de interpretar um texto).

Sem acessibilidade na web, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida perdem autonomia e precisam contar com a boa vontade alheia para executarem tarefas simples e essenciais.

Quando um site está acessível, os benefícios são muitos. Abaixo, listamos alguns deles:

– Pessoas com baixa visão – que usam, ou não, programas ampliadores de tela – não têm dificuldade com o contraste, nem para identificar e clicar em hiperlinks, barras e botões, ou para aumentar o tamanho das letras;
– Pessoas com deficiência auditiva ou surdas acessam informações em áudio e vídeo com transcrições, legendas e traduções em Libras (Língua Brasileira de Sinais);
– Pessoas com deficiência motora e mobilidade reduzida que usam apenas o teclado para acessar os conteúdos conseguem navegar com facilidade por todos os menus e seus subitens, serviços, formulários e informações disponíveis;
– Pessoas que não conseguem identificar algumas cores não se confundem nem perdem informações, porque todas as informações apresentadas por meio de cores são transmitidas, também, de outras formas.

No nosso site, confira mais outros benefícios para a sociedade e para as organizações.

Outras novidades

Você quer uma web para todos?

Abrace essa causa com a gente e compartilhe com seus amigos!