Plataformas de doação online: elas estão ou não preparadas para pessoas com deficiência?



Pessoas sentadas, olhando para frente, em um local fechado. Algumas delas estão segurando celulares com as duas mãos levantadas.
Foto: FIFE 2018 / 2019.

“As plataformas de doação online não estão preparadas para captação de pessoas com deficiência”, afirma Simone Freire, idealizadora do Movimento Web para Todos. Essa fala foi um dos destaques da palestra “Comunicação inclusiva na captação: por que sua organização deveria se preocupar com isso?” que ela realizou na quinta-feira 11/04.

O encontro foi uma das atividades do 6º Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica (FIFE 2019) no Centro de Convenções SulAmérica no Rio de Janeiro (RJ). A iniciativa foi organizada pela Rede Filantropia.

Durante a palestra, Simone destacou a importância de incluir os 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência como potenciais doadores para suas causas. “Atualmente, isso é praticamente impossível, já que as plataformas de doação e os sites das organizações não estão acessíveis”, disse.

Além disso, ela mostrou o contexto atual das pessoas com deficiência (tipos de deficiência, como elas navegam, quais são as principais barreiras, etc.) e um breve diagnóstico de acessibilidade dos sites e páginas de doações das maiores ONGs do Brasil e do mundo.

Ao final do bate-papo, o público aproveitou para tirar dúvidas e entender um pouco mais sobre a temática. “Foi gratificante ver que os presentes se sensibilizaram para a urgente necessidade de promover a acessibilidade em seus canais digitais. Afinal, são organizações sociais, que lutam pela construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, comenta Simone.

O FIFE 2019 aconteceu entre os dias 9 e 12 de abril. Ele teve mais de 100 atividades entre palestras, debates e temas livres discutindo sobre administração, contabilidade, legislação, captação de recursos, gestão de pessoas e outros temas relacionados à gestão de projetos e organizações sociais. O objetivo foi ajudar organizações não governamentais ao compartilhar informações e difundir as boas práticas de gestão. O FIFE 2020 vai acontecer em Florianópolis (SC).

Outras novidades

Você quer uma web para todos?

Abrace essa causa com a gente e compartilhe com seus amigos!