Eventos mostram importância da acessibilidade nas lojas online


Foto de uma mulher segurando um microfone em frente a uma plateia sentada, em um ambiente fechado.
Simone Freire, idealizadora do Web para Todos, durante evento Acessorama, no InovaBra Habitat.

Semana passada, nos dias 15 e 17 de março, a equipe do Movimento Web para Todos participou de dois eventos inspiradores para falar de um assunto urgente e sério que é a acessibilidade dos sites, principalmente das lojas online. Confira, abaixo, detalhes sobre cada um deles.

Simone Freire, idealizadora do Web para Todos; William Daflita, líder de desenvolvimento do Web para Todos; e Reinaldo Ferraz, especialista em desenvolvimento web do W3C Brasil e parceiro do WPT, fizeram parte do time de palestrantes dos dois eventos.

Acessibilidade digital para fazer compras

No Dia do Consumidor, 15/03, o WPT participou da iniciativa Acessorama #01 – Consumo, no InovaBra Habitat, em São Paulo (SP)! No bate-papo, o Movimentou falou da acessibilidade no desenvolvimento de sites, algumas melhores práticas, cases.

William destacou a importância de os consumidores com deficiência ficarem atentos em relação aos seus direitos. “Direito do consumidor também faz valer a questão da acessibilidade. É legal ver as pessoas falando sobre as pessoas com deficiência serem consumidoras. Falamos de inclusão, mas compartilhando a existência de um mercado que antes muitas empresas não tinham o conhecimento”, destaca William.

No dia 17/03 (sexta-feira), a liderança do Movimento participou do Ciclo MPE na Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, em Campinas (SP). O objetivo foi falar como pessoas com deficiência consomem produtos e serviços na web. “Compartilhamos melhores práticas básicas para se ter uma loja acessível e como a plataforma do Movimento Web para Todos pode ajudá-los nesse desafio.

“Falamos para mais de 100 empreendedores que estão montando suas lojas virtuais! Quase 99% desconheciam a temática da acessibilidade digital. Importante destacar a relevância de uma entidade como a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico se mostrar engajada com a causa da acessibilidade, já que o acesso à informação para consumo é um direito previsto na LBI e no código do consumidor”, disse Simone Freire.

Lançamento da pesquisa

Aproveitando o mês do consumidor, o Movimento Web para Todos, em parceria com o Ceweb.br, o W3C Brasil e o Idec, vai lançar uma pesquisa inédita sobre as principais barreiras de acesso encontradas nos 15 sites de e-commerce mais acessados do Brasil. Em breve, o portal vai compartilhar mais novidades.

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