Especialista fala sobre as principais barreiras de acesso na web para pessoas com deficiência


Foto do Reinaldo olhando para o lado. Ele é branco, tem cabelos curtos e está sentado.
Reinaldo Ferraz, desenvolvedor web do W3C Brasil, fala sobre as principais barreiras de navegação para pessoas com deficiência. Foto: Reprodução vídeo / Web para Todos.

Uma das dúvidas mais comuns que recebemos quando falamos de acessibilidade na web é sobre as barreiras de navegação (ou barreiras de acesso). Como esse é um assunto ainda pouco conhecido, quanto mais exemplos, melhor, não é?

Produzimos um vídeo com Reinaldo Ferraz, especialista em desenvolvimento web do W3C Brasil,  com foco nesse assunto. “As principais barreiras de acesso na web para pessoas com deficiência são aquelas que impedem que o usuário execute uma determinada tarefa na internet”, conta.

Reinaldo destacou a importância de considerar a empatia com a pessoa com deficiência quando falamos em acessibilidade na web. “Se você se colocar no lugar de uma pessoa com um tipo de dificuldade para acessar um determinado tipo de conteúdo, talvez você consiga perceber que solucioná-las é muito mais fácil do que parece”, diz.

Confira o vídeo, que tem os seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, legenda e Libras.

 

Agora que você já sabe mais sobre as barreiras de acesso, que tal contar sua experiência com a acessibilidade de um site? É muito simples e rápido de ser feito (5 minutos, aproximadamente). A partir dessa ação, muitas empresas e organizações vão ter consciência do que elas precisam melhorar em seus sites. Vem com a gente!

O W3C Brasil é o apoiador institucional do Web para Todos.

Outras novidades

Você quer uma web para todos?

Abrace essa causa com a gente e compartilhe com seus amigos!