Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência: unidos por uma web para todos


Romi e Alexandrei, em pé, sorrindo, segurando placas com o logo do Web para Todos.
Romi Sato e Alexandre Ohkawa durante o evento de lançamento do Movimento Web para Todos. Foto: Movimento Web para Todos.

Você sabe por que a acessibilidade digital é tão importante para todos, inclusive para as pessoas com deficiência?

Leonardo Gleison Ferreira, Valter Lenine Fernandes e Alexandre Ohkawa respondem. Já Débora Goldzveig trouxe sua opinião como irmã de um jovem com deficiência intelectual.

Neste Dia Nacional de Luta pela Pessoa com Deficiência (21/09), cada um deles produziu um material alinhado ao tema. É um importante material de conscientização, principalmente para que todos conheçam melhor as realidades, tenham empatia e possam fazer algo por uma web inclusiva e acessível. Seguem, abaixo, os conteúdos.

Leonardo Gleison Ferreira
Leonardo é um dos voluntários do Movimento Web para Todos. Ele produziu o artigo “Somos cidadãos ativos e consumidores” sobre lutas e desafios da pessoa com deficiência. Leonardo é cego e técnico em Tecnologia Assistiva da Laramara – Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual.

Valter Lenine Fernandes
O nosso voluntário Valter Lenine Fernandes, surdo oralizado e sinalizado, fez um artigo especial sobre empatia para que possamos derrubar as barreiras e incluir os surdos. Ele é doutorando pela USP e professor do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

Em seu artigo ” A importância do contato com a inclusão e a acessibilidade”, Valter destacou a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como um dos recursos para que a inclusão aconteça.

Alexandre Ohkawa
Alexandre é arquiteto, surdo, professor de Libras, um dos idealizadores do workshop “Empatia do Silêncio”, palestrante da campanha #surdoehquemfala e voluntário do Movimento Web para Todos. Ele preparou um vídeo para o canal do YouTube do WPT falando sobre a importância da acessibilidade digital existir para os surdos, surdocegos e pessoas com daltonismo.

Além disso, Alexandre dá algumas dicas práticas para as pessoas entenderem melhor esse contexto. Assista ao vídeo com o depoimento do Alexandre no canal do YouTube do Movimento Web para Todos. Há os seguintes recursos de acessibilidade nesse vídeo: Libras, audiodescrição e legendas. 

Débora Goldzveig
Ela é idealizadora do Projeto Irmãos, que traz o olhar inclusivo para irmãos de pessoas com deficiência intelectual. Débora é irmã do David, que tem deficiência intelectual. No seu artigo “Tecnologia: um meio de gerar empatia assistiva”, ela deu exemplos da sua trajetória com seu irmão e de outros jovens com deficiência que ela conhece por meio do projeto que criou.

*

Gostou dos conteúdos? Conheça a nossa Biblioteca para se aprofundar mais no tema acessibilidade digital! Você pode também fazer parte do Movimento Web para Todos e construir com a gente uma web inclusiva e acessível.

Outras novidades

Você quer uma web para todos?

Abrace essa causa com a gente e compartilhe com seus amigos!