Barreiras de navegação enfrentadas por pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida

Você sabe identificar quais são essas barreiras?



Foto da mão de uma pessoa em cima de um teclado de computador.
Mão de uma pessoa em cima do teclado de um computador.

Acreditamos que a educação sobre acessibilidade digital transforma vidas. Ela é um dos passos para a eliminação das barreiras enfrentadas por pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida quando navegam na internet. Já pensou nesse tema e sabe identificar as barreiras? Hoje, compartilhamos algumas delas.

Para navegar na web, as pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida podem usar mouses ou teclados adaptados. Segundo o curso do eMAG, do Governo Federal, a deficiência física é a alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física.

Já a pessoa com mobilidade reduzida é aquela que, não se enquadrando no conceito de pessoa com deficiência, tem dificuldade de se movimentar, permanente ou temporariamente, gerando redução efetiva da mobilidade, flexibilidade, coordenação motora e percepção.

Listamos algumas barreiras de navegação enfrentadas por pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida:

– Atividades com limite de tempo;
– Abertura de várias janelas simultaneamente;
– Funções que não funcionam pelo teclado;
– Tamanho dos elementos.

Em relação ao tamanho dos elementos, temos um dado prático presente na análise das barreiras de navegação dos sites das 10 melhores universidades e escolas de ensino médio do Brasil. Em relação à navegação, segundo os três itens avaliados, 10% tinham elementos muito pequenos, dificultando o uso, e 35% tinham parte dos elementos com tamanho inapropriado.

Se você encontrou alguma dessas barreiras de navegação em algum site, conte pra gente na área de mobilização da nossa plataforma. Ao fazer isso, você contribui diretamente para a causa da acessibilidade na web!

Fonte: curso eMAG do Governo Federal do Brasil / CC BY-NC-ND 3.0 BR

Leia também:
Dicas para verificar a acessibilidade da sua página web.

Outras novidades