Saiba como conseguir o Selo de Acessibilidade Digital para o seu site

O Selo reconhece as organizações que já têm
sites e portais acessíveis.



Ilustração com nove telas de computador mostrando páginas diferentes da web.
Ilustração com telas de computador mostrando diferentes páginas de web. Foto: Pixabay / JuralMin / Creative Commons CC0.

Muitas empresas e organizações têm contado com o Movimento Web para Todos para prepararem seus sites para obterem o Selo de Acessibilidade Digital, lançado em abril deste ano pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) da cidade de São Paulo.

O objetivo do Selo é incentivar a consciência e a prática da acessibilidade na web em todo o país e reconhecer as organizações que já têm sites e portais acessíveis. O Selo certifica páginas que cumprem com critérios de acessibilidade estabelecidos nacional e internacionalmente. A iniciativa conta com validação da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA).

Perguntas como: “‘Qualquer site pode conseguir? Quais são os passos?’ ‘Devo refazer todo o meu site?’ ‘Meu site já é acessível. Qual é o próximo passo?’” são frequentes. E nós, como apoiadores institucionais da iniciativa, preparamos esse material para facilitar que a informação chegue a todos. Entender o que é acessibilidade digital e saber os benefícios dela faz parte do processo de conscientização.

Como conseguir o Selo

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e a Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) são os responsáveis por avaliar se as páginas submetidas estão de acordo com os critérios e procedimentos estabelecidos na Portaria SMPED-GAB nº 08/2018 e pelo Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG). O site que atender a 95% dos critérios básicos já tem condições de se aplicar para conseguir o Selo.

O próximo passo é realizar o cadastro. É simples e pode ser feito no Portal 156 ou no site da SMPED. O custo varia de acordo com o Documento de Arrecadação do Município de São Paulo (DAMSP), disponível no site da prefeitura. Se não conseguir via site, mande um e-mail com a documentação para a equipe da iniciativa. A lista com todos os Requisitos, documentos e informações para solicitar o serviço está no site do Selo. É importante lembrar que ele precisa ser renovado com o tempo.

Após o cadastro, a Divisão de Acessibilidade Digital e Comunicação Inclusiva (DADCI) emite um Relatório Técnico de Avaliação da Acessibilidade. Depois, a página entra no processo de avaliação para receber o Selo da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), órgão vinculado à SMPED.

E quais são os critérios que são avaliados para conseguir um Selo? Alguns deles são: ter imagens acessíveis; conteúdos de vídeo com legenda; textos e vídeos com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras); conteúdo textual acessível; conteúdo do site acessível pelo teclado, entre outros.

Ficou com alguma dúvida? Conte com a equipe do Movimento Web para Todos para adequar sites e páginas para o Selo de Acessibilidade Digital e mande uma mensagem pra gente na nossa página no Facebook.

Outras novidades