Descrição de imagens

Todas as imagens e conteúdos não-textuais devem ter uma descrição.


Para que pessoas com deficiência visual severa – cegueira total ou parcial – tenham acesso ao conteúdo de um site, é necessário que todas as imagens e conteúdos não-textuais tenham uma descrição. Esse conteúdo em texto deve seguir algumas diretrizes pré-estabelecidas para que estejam de maneira apropriada à navegação por leitores de tela.

Uma imagem pode ou não transmitir uma informação. Desta forma, podemos dividir as imagens inseridas em uma página de duas formas: com conteúdo e decorativa.

IMAGENS COM CONTEÚDO fotos, gráficos, organogramas, ilustrações, imagens que substituem botões ou links, gráficos etc..

Todas as imagens que apresentam conteúdo devem conter uma descrição. A descrição da imagem pode ser informada no próprio texto ou por meio de um atributo específico do elemento img no HTML, também chamado de ALT. A descrição fornecida através deste atributo não aparece visualmente. Esse recurso só será reconhecido pelo leitor de ela quando o usuário, navegando pelo teclado, passar por ela. Desta forma, os usuários com deficiência visual sabem qual é o conteúdo da imagem por meio do texto de descrição.

IMAGENS DECORATIVAS

Utilizadas para decorar a página ou partes dela. Como exemplos, podemos citar marcadores de lista estilizados, cantos arredondados, ícones utilizados para decorar ou enfatizar um link, etc..

As imagens decorativas devem ser ignoradas pelos recursos de tecnologia assistiva. Ou seja, os leitores de tela não devem considerar a presença delas, pois não há conteúdo a ser transmitido.

Para que o código esteja preparado, a recomendação é a inserção de todas as imagens decorativas através das folhas de estilo (CSS). Em relação ao atributo ALT, a indicação é não preenchê-lo com nenhuma informação, também chamada de alt vazio (alt=””). Assim, os leitores de tela não reconhecerão esses conteúdos, facilitando a navegação assistiva.

Você pode saber mais em:

Você quer uma web para todos?

Abrace essa causa com a gente e compartilhe com seus amigos!