Os benefícios de um site acessível

Como a acessibilidade afeta você e, principalmente, as pessoas com deficiência.


[para organizações]

A acessibilidade na web é uma excelente oportunidade para você rever toda a sua comunicação digital, inovar e contar com vários benefícios.

  • Ampliação e diversificação do seu público.
  • Inovação em seu conteúdo, comunicação moderna, colaborativa e empática, trazendo maior valor agregado à sua organização e fortalecimento da sua marca.
  • Melhor interação com o seu público, aumentando as chances de fidelização.
  • Melhor performance e usabilidade das suas redes, criando vantagem competitiva.
  • Um site acessível é mais fácil de navegar, carrega mais rápido, é mais simples e amigável.
  • Cumprir um importante papel social que realmente promove transformação!
  • Mais visibilidade em buscadores. A acessibilidade torna o código do site mais organizado. Isso auxilia os robôs, como o do Google, a encontrarem mais facilmente o conteúdo.
  • Mais facilidade e agilidade na manutenção do site.
  • Aumento de compatibilidade com todos os dispositivos, plataformas, sistemas e navegadores.

[para a sociedade]

A acessibilidade na web traz benefícios para todo mundo, principalmente para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, além de idosos, leigos no uso do computador e analfabetos funcionais (pessoas com baixo letramento, incapazes de interpretar um texto).

Sem acessibilidade na web, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida perdem autonomia e precisam contar com a boa vontade alheia para executarem tarefas simples e essenciais.

Quando um site está acessível, os benefícios são muitos. Abaixo, listamos alguns deles:

Pessoas com baixa visão – que usam, ou não, programas ampliadores de tela – não têm dificuldade com o contraste, nem para identificar e clicar em hiperlinks, barras e botões, ou para aumentar o tamanho das letras;

Pessoas com deficiência auditiva ou surdas acessam informações em áudio e vídeo com transcrições, legendas e traduções em Libras (Língua Brasileira de Sinais);

Pessoas com deficiência motora e mobilidade reduzida que usam apenas o teclado para acessar os conteúdos conseguem navegar com facilidade por todos os menus e seus subitens, serviços, formulários e informações disponíveis;

Pessoas que não conseguem identificar algumas cores não se confundem nem perdem informações, porque todas as informações apresentadas por meio de cores são transmitidas, também, de outras formas.

Pessoas cegas que utilizam programas leitores de tela no computador navegam sem dificuldade pelos sites, preenchem formulários, acionam botões por meio de comandos do teclado e conseguem acessar, inclusive, as informações que estão em imagens, por meio de textos alternativos.

Pessoas com deficiência intelectual ajustam a velocidade das animações e têm acesso a conteúdos em texto, áudio e vídeo para aprimorarem seus estudos.

Pessoas com baixa experiência computacional aprendem, com facilidade, a utilizar serviços fundamentais para seu dia a dia e encontram, com rapidez, todas as informações de que necessitam.

Pessoas com idade avançada conseguem encontrar todas as informações de que necessitam devido ao bom contraste, assim como pelo tamanho dos textos, navegabilidade e baixa complexidade das interações.

Pessoas com problemas de conexão com a Internet acessam as páginas web com facilidade e navegam com ótimo desempenho.

Pessoas com dispositivos móveis acessam serviços e informações na web, mesmo utilizando telas e teclados muito pequenos e com velocidade de conexão e capacidade de processamento e armazenamento reduzidas.

Você quer uma web para todos?

Abrace essa causa com a gente e compartilhe com seus amigos!